Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Tipos de Lideres (Autocratico x Democratico x Liberal)

A questão é não o que ocorre na prática, mas sim o desejo do jovem. A grande maioria dos jovens querem pertencer e causar mudança, não servir como mais um tijolo em um muro. Eles acreditam que os extremos de um líder autoritário ou relaxado demais em condições normais de temperatura e pressão não geram bons resultados.

No entanto, como o professor falou, em certos momentos essas características são necessárias, o líder precisará ser autocrático. Eu diria até que além do momento, determinados grupos precisam de um líder autocrático, pois ainda não tem maturidade para tomar as decisões, enquanto outros grupos tem.

Isso não quer dizer que não seja possível tentar tornar a vida de todo mundo mais agradável quando possível.

Creio que a mensagem dessa aula seja: Se eu posso, eu não poderia/deveria me tornar um líder democrático? (Ainda mais se o grupo que eu estiver liderando for jovem)

Obs.: Eu achei que estaria respondendo o outro tópico, não abrindo um novo.

2 respostas

Franco, tudo bom. Acredito que a diversidade é um elemento importante numa equipe vitoriosa. Assim como um líder vitorioso tem que saber lidar com a diversidade que forma sua equipe para tirar o melhor de todos.

Costumo dizer que ser muito democrático não funciona dentro de uma empresa, então, sim, ainda que a equipe seja jovem, em alguns momentos é necessário ser um líder autocrático, e não se deixar levar pela chateação da equipe. Acredito que é o ônus da liderança: tomar decisões ainda que impopulares.