Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Timebox sprint vs review/retrospective

Supondo que eu tenho a timebox da sprint de duas semanas (400 horas úteis), é correto afirmar considerando o SCRUM PURO e o uso máximo de todas as Timeboxes PERMITIDAS PARA DUAS SEMANAS, que eu terei os seguintes tempos para cada evento:

400h - 4h [sprint planning] - 2h [sprint review] - 1,5h [sprint retrospective - (10 [dias] * 15min ou 2,5h) [daily scrum] = 390 úteis de desenvolvimento?

Outra dúvida. Supondo que eu tenho trabalho de 08:00h às 17:00h. Supondo que minha sprint review seja às 13:00h. E supondo que de 08:00 às 12:00h é um tempo para disponibilizar uma aplicação em homologação ou fazer algum ajuste fino em um item da sprint. Seguindo o SCRUM PURO, seria MANDATÓRIO fazer a Daily Scrum levando em consideração que eu estou apenas publicando ou ajustando alguma coisa?

4 respostas

Isaac, tudo bom?

Sempre bom lembrar que o Scrum não é uma fórmula matemática e sim um guia, dessa forma vou tentar te responder com base no Scrum Guide.

https://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf

Exemplificando, temos 8 horas trabalhadas por dia, multiplicamos por 5 dias úteis na semana e depois por duas semanas.

Temos uma timebox de Sprint de por volta de 80 horas, que não deve ser multiplicada pela quantidade de pessoas no Scrum Team. São 80 horas dedicadas ao projeto. Digo "por volta" pq ninguém trabalha 8 horas em um projeto por dia.

Numa Sprint de duas semanas temos:

  • 3 horas de Daily (o que por experiência vou arredondar)
  • 2 horas de Review
  • 4 horas de Retrospectiva

Assim durante a Sprint o time de desenvolvimento trabalhou aproximadamente 71 horas no projeto, e não necessariamente desenvolvendo durante 71 horas. Lembrando que essa pessoa saiu para tomar café, conversou com o gerente, foi no RH, respondeu e-mails, viu um vídeo no Youtube, etc. A Review pode ter durado mais pq um stackeholder ficou com dúvida em algum ponto ou quis trazer para a equipe uma regra nova do mercado. A retrospectiva pode ter durado mais pq em um dado processo a equipe se embananou e precisam resolver isso urgente para a próxima Sprint.

Dessa forma, esse é um valor aproximado e dentro de um projeto Ágil não deveria ser utilizado ou requerido. Uma consultoria não deveria cobrar por homem/hora em projetos ágeis, não faz sentido! No Ágil você entrega valor, não horas trabalhadas.

Sobre a Daily, cabe ao Time de Desenvolvimento decidir. Se naquele momento a entrega é vista como mais importante e todos estão alinhados vale deixar a Daily daquele dia de fora. Vale citar o primeiro valor do Manifesto Ágil.

"Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas"

Mas que isso não vire hábito ou desculpas para deixar de fazer as reuniões diárias. Algo que deve ser ponderado é que aqueles 15 minutos podem ajudar muito mais num deploy do que a equipe ficar com a cara enfiada no monitor codando. Mais um ponto, a Daily não é uma reunião de cobrança e sim de alinhamento. Isso precisa ficar muito claro.

Isso tem relação direta com a maturidade da equipe dentro do framework, o conceito de Shu Ha Ri pode te esclarecer mais sobre isso:

https://jhonatanteixeira.wordpress.com/2016/03/16/shu-ha-ri-os-estagios-de-um-time-agil/

Oi Ronald, boa tarde! Em primeiro lugar, obrigado por responder.

Realmente, eu coloquei 400h pensando na equipe e deveria ter colocado no exemplo o tempo individual (coloquei o tempo que normalmente minha equipe tem, foi automático..rsrs).

Eu entendo o dinamismo que a prática trás. A minha dúvida é mais no termo do que seria correto numa prova PSM I, por exemplo.

solução!

Legal Isaac, pode ficar tranquilo que dificilmente eles perguntariam isso na prova. Aliás, boa sorte!

Obrigado pelos esclarecimentos Ronald! Abraço!