1
resposta

Texto: conversão do LinkedIn para um blog de programação

Objetivo: Converter pessoas desenvolvedoras de software do LinkedIn para meu blog

Tática: Criar uma conexão/identidade para então convidar a pessoa leitora a visitar o blog

Tom: Informal, descontraído

Formato: Rede Social – post de LinkedIn

Público-alvo: Pessoas desenvolvedoras

Esta é a minha tentativa de aplicar o framework P.A.S.T.O.R. que extraí de outra literatura junto dos conhecimentos passados aqui na formação.

A minha intenção é apontar o consumo de conteúdo em redes sociais como problemático e de pouca utilidade. E apontar o conteúdo do meu blog como uma boa alternativa.


Chamada: A internet já não é mais a mesma, quem é DEV sabe! E parte da culpa é do LinkedIn. Deixa eu te contar o porquê...

P – problem

Quem já está na área há mais de 10 anos como eu e muitos colegas meus reparou como a internet mudou. Este já não é mais um ambiente feito para entusiastas e pessoas genuinamente interessadas em tecnologia. Hoje a internet é um bicho diferente. Um grande mercado de portas abertas e pronto pra vender a commodity mais valiosa e difícil de fabricar: a sua atenção!

A – amplify

E isso afeta muito a forma como a gente produz e consome conteúdo. Pode reparar como todos os posts do LinkedIn (inclusive este) estão cheios de palavras em caixa alta, imagens gritantes e frases controversas que só querem fisgar a sua atenção. Já reparou que as notificações têm barulhinho positivo, parecido com o de ganhar uma moedinha num jogo? *plim!*. Pois é...

Todo aquele entusiasmo natural de quem é DEV ainda existe e está por aí na internet e também se converte em encontros presenciais e/ou remotos quase todos os dias. Mas não é aqui no LinkedIn ou no Github que você vai encontrar este tipo de conteúdo.

S – story

Imagina só que incrível seria você poder ligar o computador sem precisar pensar em limpar todas aquelas notificações, com milhares de tópicos inúteis – mas que atraem a sua atenção já que como DEV você tem a curiosidade como característica primordial!

Que massa seria poder navegar em paz, sem aquela ansiedade chata que te força a abrir uma nova aba naquela rede social só pra verificar as últimas notificações por alguns segundos e depois voltar ao que estava fazendo. Uma presença menos passiva e muito mais ativa, lendo apenas coisas que você realmente tem interesse!

T – transformation

Por um bom tempo eu venho trabalhando em resolver este problema que tanto me afeta e acabei encontrando a resposta no tipo de conteúdo mais simples: o blog de programação. Eu passei a consumir blogs em português e inglês e aprendi a tirar deles o melhor, o que mais me inspirava e me mantinha afastado das redes sociais!

O – offer

Essas ideias e tópicos, bem como o que funciona e não funciona nestes blogs eu decidi compilar no meu próprio blog: o Codamos !

Aqui eu te ofereço um espaço para ler e descobrir, mas também para compartilhar e participar de uma comunidade. Uma comunidade que compartilha o mesmo entusiasmo por tecnologia que nós DEVs!

R – request

Da mesma maneira como eu me livrei das redes sociais que tanto consumiram meu precioso tempo, eu te convido a corrigir este mau hábito e valorizar o seu tempo com o que importa! Vem dar uma olhada no blog Codamos e repare como a sua saúde mental e capacidade tecnica vão melhorar de uma só vez.

1 resposta

Olá! Tudo bem?

Parabéns pelo excelente trabalho! Seu texto está bem construído, possui uma boa chamada e condiz bem com seu público alvo.

Obrigada por compartilhar seu trabalho com a gente! Abraços! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software