Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Testar nova perspectiva sobre um Produto/Serviço

Na minha equipe faríamos o seguinte: Descreveríamos brevemente o produto/serviço em sua forma original. Tentaríamos remover uma funcionalidade essencial do produto/serviço. Escolheríamos um público-alvo completamente diferente. Adicionaríamos uma funcionalidade que inicialmente não estava relacionada ao produto/serviço. Pensaríamos em uma maneira radical de transformar o produto/serviço em algo completamente diferente. Imaginaríamos o produto/serviço sendo usado em um contexto diferente do habitual. Solicitaríamos uma avaliação da viabilidade técnica e econômica das novas abordagens. Compartilharíamos as novas perspectivas com a equipe e stakeholders. Criaríamos protótipos rápidos das abordagens mais promissoras. Depois testaríamos os protótipos com usuários reais para validar as novas direções. Tomaríamos uma decisão informada sobre qual abordagem explorar mais a fundo. Para tanto, devemos estar preparado para ajustar e evoluir o produto/serviço com base no feedback e nas tendências do mercado.

1 resposta
solução!

Olá, Milvon!

Pelo que entendi, você já tem um plano bem estruturado para testar novas perspectivas sobre um produto ou serviço. Isso é ótimo! O seu checklist parece bem completo e segue muitos dos passos sugeridos na atividade.

Apenas para esclarecer, o objetivo da atividade é justamente estimular a criatividade e a inovação ao desafiar a equipe a pensar fora da caixa. Isso inclui considerar públicos-alvo diferentes, adicionar ou remover funcionalidades e até mesmo transformar radicalmente o produto/serviço.

Vamos tomar como exemplo um produto simples, como uma caneta. Seguindo o seu checklist, poderíamos:

  1. Descrever a caneta em sua forma original.
  2. Tentar remover uma funcionalidade essencial, como a tinta.
  3. Escolher um público-alvo completamente diferente, como artistas ou engenheiros.
  4. Adicionar uma funcionalidade não relacionada, como um abridor de garrafas.
  5. Transformar a caneta em algo completamente diferente, como um instrumento musical.
  6. Imaginar a caneta sendo usada em um contexto diferente, como em uma missão espacial.
  7. Avaliar a viabilidade técnica e econômica da nova abordagem.
  8. Compartilhar as novas perspectivas com a equipe e stakeholders.
  9. Criar protótipos rápidos e testar com usuários reais.
  10. Tomar uma decisão informada sobre qual abordagem explorar mais a fundo.

O seu checklist parece estar bem alinhado com o objetivo da atividade. Continue assim e não tenha medo de experimentar ideias inovadoras e criativas. Lembre-se, o objetivo é aprender e crescer, mesmo que nem todas as ideias sejam viáveis ou bem-sucedidas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software