1
resposta

termo ON

Meu aprendizado em SQL ainda está sendo construído, nesse sentindo a compreensão de cada termo é muito importante para mim. Eu consegui entender como funciona dos JOINS. Porém ainda não conseguir ter um bom entendimento do termo ON que é utilizado junto a ele nas QUERYS. Ex: SELECT aluno.nome as "Nome do Aluno", curso.nome as "Nome do Curso" FROM aluno JOIN aluno_curso ON aluno_curso.aluno_id = aluno.id JOIN curso ON curso.id = aluno_curso.curso_id

Então gostaria de saber a função do ON.

1 resposta

Oi, Tereza! Tudo certo por aí?

O ON é utilizado para definir a relação entre as tabelas envolvidas na junção, permitindo que a consulta seja realizada de forma mais precisa e eficiente. Além de relacionar duas tabelas distintas, o ON também realiza o mesmo processo com as colunas que queremos unir.

No exemplo que você citou, o ON é usado para especificar a condição de junção entre as tabelas aluno e aluno_curso, em que a coluna aluno_curso.aluno_id deve ser igual à coluna aluno.id.

Logo após isso, é realizada uma nova junção com a tabela curso, cuja coluna curso.id deve ser igual à coluna aluno_curso.curso_id.

Caso o ON não fosse utilizado, não seria possível especificar as tabelas e colunas que estariam envolvidas no JOIN, impedindo a realização da consulta.

Espero ter ajudado, Tereza! Caso surjam novas dúvidas, fico à disposição.

Te desejo uma jornada repleta de aprendizados nesse início de estudos, um forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.