1
resposta

Tempo da reunião

Olá, o tempo da reunião deveria ser alterado pela quantidade de desenvolvedores no time?

Ex: se tenho uma equipe com 2 dev e outra com 10 dev, a reunião de planning terá o mesmo tempo? Ou calculo diferente?

1 resposta

Olá Carlos,

no Scrum os tempos das reuniões geralmente são feitos em cima da duração da sua Sprint. No caso do planning, segundo o Scrum Guide, deveria durar 5% do tempo da sua Sprint.

Pela forma como as cerimônias do Scrum foram planejadas, em geral o tamanho do time não interfere diretamente na duração da reunião. Por exemplo, um possível fluxo da planning é o P.O. apresentar a história sobre o ponto de vista de negócio, depois tem uma breve discussão técnica dos devs e então cada um dos devs vota seguindo o planning poker. Quando ocorre muita divergência, a ideia é que apenas o dev que deu a maior nota e o que deu a menor nota argumentarem e depois ocorre uma nova votação. Com isso, o processo levará um tempo que independe se o time tem 2, 3, 4 ou 10 devs.

A cerimônia que acaba sendo mais afetada pelo tamanho do time é a Retrospectiva. Mas até por isso é aconselhável na retrospectiva usar o papel do facilitador, para que ele administre a reunião para durar dentro do tempo planejado.

No caso do tamanho do time, o que ele afeta é justamente o tempo de duração da Sprint. As vezes, times muito pequenos (como 2 devs) talvez o tempo da sprint precise ser um pouco maior porque justamente o time precisa de mais tempo para entregar alguma coisa. Proporcionalmente, se o time for muito grande (pelo scrum guide o maior tamanho deveria ser 9 devs) a duração da Sprint deveria ser menor para justamente o time não entregar muita coisa. Ou se o time é grande mas boa parte dos devs são inexperientes, o tempo da Sprint poderia aumentar porque justamente alguns deles precisão de um tempo estudando sobre a tecnologia para desenvolver as histórias.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software