Olá, turma! Espero que estejam bem.
Quanto ao método da classe, observo que o professor Matheus utiliza primeiro a 'tag' para depois transformar em 'class' para deixar exposto para o estudante como a lógica da linguagem CSS funciona. Ainda, alguém pode em algum momento trabalhando encontrar com esse tipo de situação.
Digo mais, me chamem de Doutor Estranho, mas até agora preferí a escrita dita 'suja'. Para mim, a descrição através de 'nav', 'ul', 'li', 'a', 'link' etc. me diz tudo que até então quero saber sobre a funcionalidade e organização dos elementos. Digo isso pensando inclusive que: a 'class="cabeçalho"' pode ser atribuida a qualquer elemento. Penso que às vezes, o que um chama de 'cabeçalho' outro pode chamar de 'menu' ou coisa do tipo. Enquanto uma 'header' será sempre uma 'header', e assim a 'nav', uma 'nav', pois as tags têm valor estrutural e funcional.
Então pergunto: essa é uma prática mais comum no Brasil, por conta da barreira linguística do inglês? Esse uso constante das classes é repetido em outros países e escolas? Em países de língua inglesa também utilizam constantemente classes de forma descritiva para organizar a linguagem?
Agradeço a atenção. Abraços!