Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Tags, classes e outras polêmicas...

Olá, turma! Espero que estejam bem.

Quanto ao método da classe, observo que o professor Matheus utiliza primeiro a 'tag' para depois transformar em 'class' para deixar exposto para o estudante como a lógica da linguagem CSS funciona. Ainda, alguém pode em algum momento trabalhando encontrar com esse tipo de situação.

Digo mais, me chamem de Doutor Estranho, mas até agora preferí a escrita dita 'suja'. Para mim, a descrição através de 'nav', 'ul', 'li', 'a', 'link' etc. me diz tudo que até então quero saber sobre a funcionalidade e organização dos elementos. Digo isso pensando inclusive que: a 'class="cabeçalho"' pode ser atribuida a qualquer elemento. Penso que às vezes, o que um chama de 'cabeçalho' outro pode chamar de 'menu' ou coisa do tipo. Enquanto uma 'header' será sempre uma 'header', e assim a 'nav', uma 'nav', pois as tags têm valor estrutural e funcional.

Então pergunto: essa é uma prática mais comum no Brasil, por conta da barreira linguística do inglês? Esse uso constante das classes é repetido em outros países e escolas? Em países de língua inglesa também utilizam constantemente classes de forma descritiva para organizar a linguagem?

Agradeço a atenção. Abraços!

1 resposta
solução!

Olá Rodrigo, tudo bem?

Entendo sua posição em relação à utilização de classes e tags. É importante lembrar que a escolha entre uma e outra pode variar de acordo com o projeto e com a preferência do desenvolvedor.

Quanto à sua pergunta, posso dizer que a utilização de classes é comum em diversos países e escolas de programação, independentemente da língua falada. Afinal, as classes são uma forma de organizar o código e facilitar a manutenção do projeto. Entretanto, a convenção é que a linguagem utilizada na hora de codar seja o inglês, mesmo em projetos nacionais. Aqui na Alura optamos por utilizar nomenclaturas em português afim de facilitar a didática.

É importante lembrar que a escolha de uma classe descritiva e coerente com a funcionalidade do elemento é fundamental para a legibilidade do código e para a compreensão do projeto como um todo. E porque motivo? É comum um projeto ter tags repetidas, como mais de um conjunto de ul e li ou section, por exemplo. E como aplicar estilos específicos para cada conjunto de elementos? O uso de classes, IDs e atributos acaba se tornando a melhor saída.

Com o tempo, você pode conhecer também as formas de aplicar classes, existem alguns métodos de definição de nomes. O BEM é o mais conhecido, encontrei alguns artigos que falam sobre ele:

1- https://www.alura.com.br/artigos/criando-componentes-css-com-padrao-bem 2- https://desenvolvimentoparaweb.com/css/bem/ 3- https://ricosp.medium.com/conven%C3%A7%C3%B5es-de-nomenclatura-css-que-vai-poupar-horas-de-depura%C3%A7%C3%A3o-a7d3a01419f8

Espero ter ajudado e bons estudos!