Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Sugestão] Utilizar o ChatGPT 3.5 nas aulas

É praticamente impossível alguém que é iniciante em programação conseguir acompanhar as aulas utilizando o ChatGPT 3.5. Por mais que se use as mesmas frases do instrutor para a IA, a estrutura do código sai diferente e o resultado ao rodar no P5JS é frustrante. Se as aulas são voltadas para programadores que já estão no mercado e conseguem fazer as correções necessárias, vai conseguir se virar, porém se o intuito é ensinar pessoas sem esse conhecimento e atrair um novo público, receio que devem reavaliar a ferramenta de uso.

3 respostas
solução!

Olá Roberto, tudo bem com você? Espero que sim!

Obrigado por nos passar esse feedback. O objetivo deste curso é ensinar como podemos aplicar o conhecimento de IA através do ChatGPT para construir códigos de programação - seja do Pong ou de qualquer outro projeto. Todavia, quando estamos aprendendo uma nova ferramenta, é normal ter desafios no caminho.

O ChatGPT, visa otimizar nosso trabalho na área da tecnologia - entenda o ChatGPT como um auxiliar do seu trabalho. Por padrão ele sempre retorna respostas diferentes, mesmo com frases iguais de entrada. Isso ocorre porque por debaixo dos panos ele trabalha com um algoritmo de aleatoriedade, buscando te retornar algo diferente toda vez que interagir com ele, mesmo que mude poucas palavras. É algo normal e esperado.

Se me permite, caso esteja começando na área de IA, recomendo que comece pelo nosso curso base, o curso Inteligência artificial Generativa: Midjourney e ChatGPT, onde você conseguirá entender o objetivo, possibilidades, limitações dessa ferramenta e também, como escrever as frases para trazer resultados mais concisos, e após isso, volte para este curso de ChatGPT e JavaScript: construa o jogo Pong. Vale ressaltar que caso tenha resultado diferente da aula, não assuste, é comum, use disso para explorar ainda mais das possibilidades do ChatGPT, pedindo a ele para te explicar trechos de código, e te auxiliar com erros enfrentados no P5js.

Outra possibilidade para replicar o mesmo código dos instrutores é baixar o código da atividade "Projeto da aula anterior" e pedir que o ChatGPT te explique a lógica utilizada em cada função, dessa forma, seu resultado se aproximará ainda mais do apresentado em aula.

Espero ter ajudado.

Fico à disposição em caso de dúvidas.

Grande abraço e bons estudos!

Muito grato pela recomendação, vou começar agora mesmo.

Concordo com a proposição do Roberto. A questão é que o instrutor deixa claro que é possível replicar os resultados com o GPT3.5. Desde fato, usando alguns truques, até consegui progredir em alguns pontos (eu poderia usar o GPT3.5 e meus conhecimentos de programação para fazer o que o 3.5 faz errado, mas acho frustrante não replicar conforme a aula). Por exemplo, com 3.5, colocando o primeiro prompt, obtem-se:

<!DOCTYPE html>
<html>
  <head>
    <script src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/p5.js/1.4.0/p5.js"></script>
  </head>
  <body>
    <script>
      // Seu código JavaScript aqui
    </script>
  </body>
</html>

Para gerar a mesma resposta, ao final do prompt, eu tive que colocar: "O jogo deve rodar na página p5.js usando sketch.js". Resultando no código igual ao da aula:

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
  <meta charset="UTF-8">
  <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
  <title>Pong Game</title>
  <script src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/p5.js/1.4.0/p5.js"></script>
  <script src="sketch.js" defer></script>
</head>
<body>
</body>
</html>

Acho que nem todo aluno da Alura ficará confortável em pagar 20 dólares para conseguir replicar os resultados da aula. E sei que é importante o aluno sair da zona de conforto. Contudo, o processo seria mais democrático se o instrutor usasse o GPT3.5, que está gratuito. Ao usar o GPT3.5, o professor poderia mostrar como "adaptar" o prompot ou os códigos gerados para obter resultados mais concretos. Tentei o bard e o bing, todos se comportam igual ou pior ao GPT3.5.