Olá Gabriel, tudo bem?
Desde já peço desculpas pela demora em obter um retorno.
Na verdade, a afirmação de que há uma chance de 95% do valor estar dentro do intervalo de confiança significa que, em média, em um grande número de experimentos, cerca de 95% dos intervalos de confiança calculados conterão o valor real. No entanto, em qualquer experimento individual, pode ocorrer que o valor real esteja dentro ou fora do intervalo de confiança. Isso é semelhante a jogar uma moeda honesta. A probabilidade de sair cara ou coroa é de 50%. Se você jogar a moeda 10 vezes, é possível que ela caia em cara todas as vezes, embora seja improvável.
E sim , o tamanho da amostra utilizado na simulação (45039) é bastante grande. Quanto maior o tamanho da amostra, mais a média amostral se aproxima da média populacional. Isso significa que a variabilidade das médias amostrais tende a diminuir, aumentando a probabilidade de que a maioria das médias esteja dentro do intervalo de confiança. Mas reforço, que mesmo com alta probabilidade, resultados que parecem improváveis podem ocorrer devido à natureza aleatória dos processos envolvidos.
E por fim, de fato, o fator de correção para população finita deve ser utilizado quando a amostragem é feita sem reposição e o tamanho da amostra (n) é maior que 5% do tamanho da população (N).
Espero ter ajudado.
Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.
Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!