1
resposta

[Sugestão] Uso do fator de correção população finita

No gráfico gerado no fim da aula, o professor comenta que são poucos os casos de valores fora do intervalo de confiança e, aqui no fórum, o tópico "Simulação", o @Lucas Vasconcellos comenta que os valores fora do intervalo de confiança não chegam próximo a 5%.

Acredito que isso aconteça porque a população não é tão grande assim: O tamanho da amostra é 45.039, enquanto o da população é 72.109 (usei len(renda_5000)). Para usar a fórmula de população infinita, n/N deveria se da ordem de 5%.

Eu usei n para população finita segundo a fómula passada nas aulas anteriores e os graficos gerados são mais próximos de terem 5% de significância

1 resposta

Olá Gabriel, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Na verdade, a afirmação de que há uma chance de 95% do valor estar dentro do intervalo de confiança significa que, em média, em um grande número de experimentos, cerca de 95% dos intervalos de confiança calculados conterão o valor real. No entanto, em qualquer experimento individual, pode ocorrer que o valor real esteja dentro ou fora do intervalo de confiança. Isso é semelhante a jogar uma moeda honesta. A probabilidade de sair cara ou coroa é de 50%. Se você jogar a moeda 10 vezes, é possível que ela caia em cara todas as vezes, embora seja improvável.

E sim , o tamanho da amostra utilizado na simulação (45039) é bastante grande. Quanto maior o tamanho da amostra, mais a média amostral se aproxima da média populacional. Isso significa que a variabilidade das médias amostrais tende a diminuir, aumentando a probabilidade de que a maioria das médias esteja dentro do intervalo de confiança. Mas reforço, que mesmo com alta probabilidade, resultados que parecem improváveis podem ocorrer devido à natureza aleatória dos processos envolvidos.

E por fim, de fato, o fator de correção para população finita deve ser utilizado quando a amostragem é feita sem reposição e o tamanho da amostra (n) é maior que 5% do tamanho da população (N).

Espero ter ajudado.

Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!