1
resposta

[Sugestão] Trabalho/Pausa =/= 25/5

Acredito que é melhor encarar a ideia do 25/5 do pomodoro mais como uma sugestão do que como algo escrito em pedra (o questionário parece sugerir ser sempre 25/5). A ideia é trabalhar e ter pequena pausas entre as sessões de estudo/foco/trabalho. Ao encarar esse tempo como variável, podemos melhor adaptá-los à nossas situações específicas e como cada um funciona.

Ex.:

Para algumas pessoas, 25 minutos de foco pode ser muito difícil. Nesses casos pode ser melhor reduzir o tempo de foco para facilitar a pessoa se acostumar a estudar dessa maneira.

Para outras pessoas (ou talvez as mesmas acima, só que em outras tarefas), 25 minutos pode ser muito pouco tempo para concluir uma tarefa. Eu mesmo costumo sentir que não fiz nada quando sento para programar e tento limitar isso a apenas 25 minutos. Nessas situações prefiro continuar trabalhando por 40~60 minutos e depois tirar uma pausa mais longa de 10~15 minutos. Às vezes 25 minutos é o tempo que demora para a pessoa focar e começar a resolucionar o problema em si e quando o tempo acaba ainda está no inicio/metade da tarefa.

Por essas e outras situações, acho interessante não manter o tempo como algo muito fixo e pensar mais no sentido de seções de tempo para trabalhar e pequena seções para levantar/se esticar/tomar um café/etc.

Pode-se encontrar muitas variações dessa ideia pela internet. Uma delas que já ouvi falar é o "animedoro" 40~60 minutos trabalhando e 20minutos assistindo alguma coisa divertida.

Bons estudos/trabalho pessoal!

1 resposta

Olá, Ariel! Tudo bem?

Ótima dica! Além disso, é interessante explorar outras variações da técnica Pomodoro, como o "animedoro" que você mencionou, onde você trabalha por 40 a 60 minutos e depois tem um tempo para fazer algo divertido. Essas variações podem ser adaptadas de acordo com as suas preferências e necessidades.

Bons estudos e trabalho pessoal!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software