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[Sugestão] Modulos e proporções

Na aula 4, Entendendo a Modularidade, o professor Bruno fala sobre como modular a tela para poder encaixar os elementos do jogo no cenário.

Só para deixar claro, ele está totalmente correto em tudo o que ele disse na aula, mas tem uma informação importante a adicionar:

A medida padrão para modulação em jogos 2D hoje em dia costuma ser "razão de 2", ou seja: 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, etc. E não 120px como exemplificado pelo professor (Sim, sempre fica um quebradinho pra fora).

O motivo pra isso vem da proporção das tela quando tudo isso começou, que eram de 640x480px, que era ideal para tiles (modulos) de 8x8px ou 16x16px, usados na época.

Até mesmo textura de jogos 3D costuma seguir este padrão. Não é uma regra, mas é o que se costuma usar no mercado indie e AAA ate hoje, é legal ir se acostumando.

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solução!

Olá, Emerson, como vai?

Muito boa a sua observação. É ótimo quando a comunidade contribui com informações relevantes como essa. A padronização em potências de 2 realmente é muito comum no desenvolvimento de jogos, tanto em 2D quanto em 3D.

Obrigado por compartilhar esse conhecimento com todos. Continue participando por aqui, o fórum está sempre à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!