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[Sugestão] Melhoramento da função reiniciarJogo e verificar chute

Olá! Percebi que quando acertamos o chute, o botão reiniciar é ativado mas o chutar continua ativo, desta forma o jogador pode continuar chutando e as tentativas continuam contabilizando e sendo acrescidas. desta forma , na função verificarChute(), após o acerto, desabilitei o botão chutar e na função reiniciarJogo() habilitei o botão novamento. Para isso acrescentei um id no botão chutar .

let numeroSecreto = gerarNumeroAleatorio(); let tentativas=1;

function exibirTextoNaTela(tag, texto) { let campo = document.querySelector(tag); campo.innerHTML = texto; }

exibirTextoNaTela('h1', 'Jogo do número secreto'); exibirTextoNaTela('p', 'Escolha um número entre 1 e 10');

function verificarChute() { // capturo o número digitado no HTML let chute = document.querySelector('input').value; if(chute==numeroSecreto){ exibirTextoNaTela('h1', 'Parabéns!!!!!'); let palavraTentativa= tentativas>1 ? tentativas : tentativa; let mensagem= Você acertou em ${tentativas} ${palavraTentativa}!; exibirTextoNaTela('p', mensagem); //habilitar o botão de novojogo- usar get- id reiniciar remover disabled document.getElementById(reiniciar).removeAttribute(disabled); ** //desativar botão chutar - incluir-setar disabled document.getElementById(chutar).setAttribute(disabled,true);**

}else{
   if(chute>numeroSecreto){
    exibirTextoNaTela('p', 'O número secreto é menor');
}else{
    exibirTextoNaTela('p', 'O número secreto é maior');
}

} tentativas++; limparCampo(); }

function gerarNumeroAleatorio() { return parseInt(Math.random() * 10 + 1); }

function limparCampo(){ chute= document.querySelector(input); chute.value=``; }

function reiniciarJogo(){ exibirTextoNaTela('h1', 'Jogo do número secreto'); exibirTextoNaTela('p', 'Escolha um número entre 1 e 10'); numeroSecreto= gerarNumeroAleatorio(); limparCampo(); tentativas=1; // desabilitar botão reiniciar jogo- incluir disabled document.getElementById(reiniciar).setAttribute(disabled,true); ** // habilitar o botão chutar- remover disabled document.getElementById(chutar).removeAttribute(disabled);**

}

no html

<button onclick="verificarChute()" **id="chutar"** class="container__botao">Chutar
1 resposta

Oi Sirley, tudo bem? 😊

Excelente observação! 👍 Sua iniciativa de desabilitar o botão "Chutar" após o acerto e reabilitá-lo ao reiniciar o jogo é muito importante para a experiência do usuário.

Sua solução garante que o jogo funcione da maneira esperada, evitando comportamentos inesperados. 🤔

A manipulação de atributos como disabled em elementos HTML é uma prática comum e útil em desenvolvimento web.

🎓 Para saber mais:

Continue explorando e aprimorando seus projetos! 💪

📌 Nota: Otimize seus estudos com o guia "Como turbinar seus estudos utilizando o fórum" e insira o código usando a ferramenta do fórum. como inserir bloco de código