Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] Faça como eu fiz: LLMs e RAG

Gostei bastante dessa introdução porque ela mostra um ponto que, na prática, faz muita diferença: IA não é só chamar um modelo e esperar uma resposta boa. Para uma aplicação real, principalmente dentro de uma empresa, o modelo precisa ter contexto, precisa consultar informações confiáveis e precisa responder com base em algo controlado.

Foi aí que o conceito de RAG fez bastante sentido para mim. Em vez de depender apenas do conhecimento geral do modelo, a arquitetura permite conectar o LLM a documentos internos, manuais, regras de negócio e políticas da empresa. Isso reduz o risco de respostas genéricas ou até incorretas, além de facilitar a atualização da informação sem precisar retreinar todo o modelo.

Também achei importante a comparação com Fine-Tuning. Pelo que entendi, Fine-Tuning pode ser útil quando queremos ajustar comportamento, estilo ou uma tarefa específica do modelo. Mas, quando o problema é dar acesso a conhecimento atualizado e privado, RAG parece ser uma alternativa mais direta, barata e prática.

No meu entendimento até aqui, RAG é uma das arquiteturas mais importantes para transformar LLMs em soluções realmente úteis no ambiente corporativo.

2 respostas

Olá, Leandro! Como vai?

Gostei demais da sua reflexão!

Você organizou de forma clara o papel do contexto na aplicação de IA, destacou a relevância do RAG para conectar modelos a informações confiáveis e ainda trouxe uma comparação muito pertinente com Fine-Tuning, mostrando quando cada abordagem pode ser mais adequada.

Uma sugestão para o futuro seria acrescentar exemplos práticos de cenários corporativos em que o RAG se mostra mais eficiente, como atendimento ao cliente ou análise de documentos internos.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!
solução!

olá Daniel, obrigado pelo feedback e pelo apoio!

Respeitosamente.