1
resposta

Na página 7 do curso "Fundamentos de RAG com LangChain" me deparo com os seguintes itens:

"Agora é a sua chance de revisar e exercitar os conteúdos vistos nesta aula, se ainda não colocou em prática. Para isso:

• Releia os conceitos básicos dos LLMs e a importância do contexto na geração de respostas.
  • Identifique como a arquitetura Transformer (encoders, decoders e redes de atenção) atua na compreensão do input.
  • Liste as limitações dos LLMs, como as alucinações, e os impactos para aplicações reais.
  • Execute um Fine Tuning para ajustar o modelo a um domínio específico, personalizando seu viés de resposta.
  • Implemente o RAG para conectar o modelo a fontes de dados adicionais e obter respostas atualizadas.
  • Compare as abordagens de Fine Tuning e RAG para definir qual é a melhor para cada cenário."

Até onde lembro eu estou fazendo o curso justamente para aprender essas coisas... Qual o sentido disso? Como vou exercitar algo que nem aprendi? Sendo que foram apenas 30 minutos de conteúdo nada profundo?

1 resposta

Oi, Daniela, tudo bem?

As primeiras aulas serviram apenas como uma introdução teórica para nivelar os conceitos.

O texto dessa atividade acabou sendo publicado com um erro, exigindo passos práticos que ainda não foram ensinados. O objetivo real deste capítulo inicial é apenas garantir que você compreenda a teoria discutida: o que é um LLM, o que são alucinações e a diferença conceitual entre treinar um modelo (Fine-Tuning) e fornecer um contexto externo a ele (RAG).

A parte de colocar a mão na massa no código e implementar o RAG utilizando o LangChain vai acontecer nos próximos capítulos, de forma guiada e passo a passo pelo instrutor. Portanto, não se preocupe em tentar executar essas tarefas práticas agora, pois você ainda vai aprender tudo isso.

Agradeço demais pelo seu olhar atento e por nos avisar! Já repassei o seu feedback para a nossa equipe de conteúdo corrigir o texto dessa atividade, evitando que outros estudantes passem por essa mesma frustração.

Pode seguir adiante no curso com tranquilidade, focando apenas na teoria por enquanto. Se surgir qualquer dúvida nas próximas etapas práticas, estarei por aqui para te ajudar.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade