Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Exemplos da Magalu e Amazon

Poderia abrir o site e explicar com site aberto para ficar mais claro.

1 resposta
solução!

Olá, Débora! Como vai?

Gostaria de agradecer sua sugestão!! Vou levar à equipe sua sugestão!

Infelizmente, não consigo no momento lhe mostrar em vídeo ambos os sites sugeridos, mas gostaria de explicar com base no conteúdo da aula e nos exemplos citados, que tal?

Vamos pegar o exemplo da Amazon. Se você acessar o site, vai perceber que existem várias categorias de produtos, como "Livros", "Eletrônicos", "Moda", entre outros. Isso é resultado de um processo de card sorting. A equipe de UX da Amazon provavelmente fez uma pesquisa com várias pessoas usuárias, oferecendo cartões com nomes de produtos e pedindo para que organizassem da maneira que fazia mais sentido. Com base nesses resultados, criaram as categorias que vemos hoje no site.

Agora, imagine se a Amazon não tivesse feito esse processo e tivesse decidido organizar os produtos de uma maneira que faz sentido apenas para a equipe interna, mas não para as pessoas usuárias. Talvez assim tivessem organizado por preço, ou por data de lançamento, ou por cor. Provavelmente, muitas pessoas usuárias teriam dificuldade em encontrar o que estão procurando, o que poderia levar a uma experiência de usuário ruim e, consequentemente, a uma diminuição nas vendas.

O mesmo vale para a Magalu. Se você acessar o site, vai ver que lá também têm várias categorias de produtos, como "Eletrodomésticos", "Celulares e Smartphones", "Informática", etc. Isso também é resultado de um processo de card sorting.

Espero que esses exemplos tenham ajudado a esclarecer um pouco mais sobre como o card sorting é aplicado na prática. Lembre-se, o objetivo do card sorting é entender como as pessoas usuárias pensam e organizam o conteúdo, para que possamos criar um site que seja intuitivo e fácil de usar para tais usuários e usuárias.

Se tiver qualquer dúvida, sugestão, comentário, estou aqui pra te auxiliar, ok?

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software