1
resposta

[Sugestão] Entendendo a Personalidade e a Cultura Corporativa das Empresas

Nesta aula, aprendemos como pesquisar e analisar a personalidade e a cultura corporativa de uma empresa. Assim como fazemos com pessoas, também é possível conhecer uma organização observando como ela se comunica e se posiciona no mercado.

O que são esses conceitos?

Personalidade corporativa: é a imagem que a empresa quer transmitir ao público.

Cultura corporativa: são os valores, crenças e comportamentos compartilhados internamente pelos colaboradores.

Ferramentas para fazer essa análise:

Análise de Conteúdo Web:

Visite o site da empresa e leia as seções como “Sobre nós”, “Missão, Visão e Valores”.

Explore blogs e relatórios anuais para identificar temas relevantes e o posicionamento da empresa.

Redes Sociais:

Observe como a empresa se comunica com o público no Instagram, Facebook, LinkedIn etc.

Analise o tom das postagens (formal, informal), os temas abordados e como a empresa interage com os seguidores.

Exemplo prático:

No site, a missão da empresa pode destacar inovação e sustentabilidade. Depois, você verifica se isso também aparece nos produtos, postagens e ações que a empresa realiza.

Nas redes sociais, analise os últimos posts e perceba se há coerência entre o que a empresa diz e o que ela faz.

Conclusão: Ao praticar essas análises, desenvolvemos um olhar mais crítico e estratégico, o que é essencial para entender melhor o mercado e tomar decisões mais alinhadas com os nossos valores e objetivos profissionais.

1 resposta

Ei, Thiago! Como vai?

Que bom te ver praticando as atividades e trazendo as suas anotações! Sua explicação ficou clara e bem estruturada, trazendo um ótimo resumo dos conceitos e ferramentas discutidos. Gostei de como você relacionou a missão da empresa com a coerência nas ações, algo muito valorizado no ambiente corporativo.

Continue assim que você vai longe!

Qualquer dúvida, estaremos por aqui.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!