1
resposta

Sugestão do diagrama

Na minha opinião no diagrama deveria existir um fluxo de sequencia após avaliar se tem item em estoque para cadastrar cliente pois ali no diagrama mostra somente finalização de venda e somente no meio termo ficou o cadastramento, entoa isso ficou confuso na minha opinião.

1 resposta

Cara Amanda,

Muito interessante sua observação sobre o momento de "captura" dos dados para cadastro do cliente.

Deixa eu te ajudar no esclarecimento do porque o processo TO BE “Expandir Vendas” ficou assim.

Considerando que o requisito de negócio era apresentar de maneira paralela as entradas de: consulta em estoque, cadastro de cliente e avaliação de vendas agregadas, se deve ao fato de darmos no processo a possibilidade de mesmo não tendo o produto em estoque o vendedor poder fazer o cadastro do cliente e propor uma venda agregada, que neste caso seria uma venda substitutiva, e com isso potencializar a conversão de alguma compra ao cliente fazer “finalizar” um pedido na saída.

Pense por exemplo, quando um cliente entra numa livraria e pergunta a um vendedor "você tem um livro de Bizagi?" e o vendedor, fala que “no momento não”, mas por meio da análise do perfil de consumo do cliente (categorização) ele associou o interesse no tema Bizagi ao interesse no tema BPMN que é a base da representação destes elementos aí ele fala ao cliente. “Não tenho um livro de Bizagi, mas você já tem um de BPMN?” aí o cliente responde “não”, então o vendedor fala “por que você - cliente não leva um de BPMN para ir estudando enquanto eu aguardo o recebimento de um novo lote do livro de Bizagi?”. Por fim, o cliente responde “sim,de fato acho que vale a pena reforçar meu conhecimento de BPMN para na sequência aprofundar meu conhecimento de Bizagi quando o livro chegar. Vou comprar sim este BPMN e aguarda a reposição em estoque do livro de Bizagi!!”

Espero que esta explicação te ajude a sanar sua dúvida. Fique à vontade de fazer um novo comentário caso ache necessário! Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software