Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] Distrações na Internet - Bloquear ou mudar o Hábito?

Mudança de hábito é uma missão árdua, sobretudo, quando associada a uma sensação de prazer. A recompensa de se sentir atualizado, estabelecer conexões com pessoas, fazer novas conexões, normalmente proporcionam uma sensação boa a quem navega em redes sociais ou sites da internet. Tem pessoas que perdem totalmente o controle diante desses hábitos chegando a se comprometer tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Para essa demanda, a tecnologia tem recursos favoráveis como bloqueadores de sites que permitem regular dias e horários permitidos para acesso. Esse pode ser um recurso muito útil quando a pessoa tem o hábito num estágio avançado de descontrole. Porém, e se a pessoa estiver utilizando um dispositivo que não tenha o bloqueador? Será que ela não vai agir por compulsão e acessar o que lhe é proibido? Acredito que na maioria dos casos a resposta é sim. Isso porque, ao ínves de tratar o problema a pessoa apenas remediou. Ou seja, para problemas como este ou semelhantes faz-se necessário tratar a causa e não a consequência. Portanto, cabe a cada indivíduo se auto-avaliar quanto aos hábitos, identificar os hábitos chaves que está fazendo adequadamente e, principalmente, identificar os hábitos que estão sendo nocivos ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ciente disso, buscar as maneiras adequadas para ir eliminando ou promovendo as adequações necessárias para que certos hábitos não atrapalhem o seu desenvolvimento. Para isso, existem metodologias adequadas como a S.M.A.R.T, o uso de softwares para organização de agenda, a auto avaliação para definição de objetivos, metas, prioridades e, principalmente, o bom senso para saber quando se faz necessário mudar para evoluir. Importante destacar que toda mudança é difícil e as vezes traumáticas, assim sendo, uma vez identificado a oportunidade de melhoria em relação a um hábito inadequado é importante tratá-lo com PERSISTÊNCIA na esperança de conquistar a RECOMPENSA por se sentir melhor/vitorioso.

2 respostas
solução!

Olá, Adriano!

Compreendo a dificuldade em mudar hábitos, especialmente aqueles que nos proporcionam prazer. Entendo também que bloqueadores de sites podem ser uma medida útil em casos extremos, mas concordo que tratar a causa do problema é mais eficaz do que remediar a consequência.

Você mencionou algumas metodologias que podem ajudar a identificar e mudar hábitos nocivos, como a S.M.A.R.T e a autoavaliação para definição de objetivos e prioridades. Além disso, acredito que é importante ter consciência dos gatilhos que nos levam a buscar distrações na internet e tentar evitá-los.

Por exemplo, se você costuma checar suas redes sociais quando está entediado ou ansioso, pode tentar encontrar outras atividades que lhe proporcionem prazer e alívio, como ler um livro, praticar exercícios físicos ou meditar. É importante encontrar alternativas que sejam saudáveis e que possam substituir o hábito prejudicial.

Por fim, gostaria de ressaltar que mudar hábitos não é fácil e pode exigir muita persistência e esforço. Mas acredito que os benefícios de se livrar de hábitos nocivos valem a pena. Espero ter ajudado e bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Olá, Adriel!

Concordo plenamente. Muito pertinente os acréscimos que fez quanto aos gatilhos e também a substituição de hábitos nocivos por hábitos de prezer semelhante sendo que com efetios positivos/construtivos. Estou sempre buscando evolução comportamental e suas considerações foram importantes. As colocarei em prática.

Grato pela sua colaboração.

Cordialmente,