Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Sugestão] Diferença de valores em %

Eu tive a mesma dúvida que nosso colega Renan acima sobre as porcentagens, pra mim essas porcentagens não fez muito sentido, vou colocar aqui todas minhas dúvidas e o que eu acho que está errado, caso eu estiver errado, gostaria muito que me esclarecessem mais as coisas.

Vejam bem essa imagem, depois de quebrar a cabeça tentando descobrir de onde vem essa porcentagem da aula do professor, descobri que a porcentagem, pega a soma de venda dos livros da Alexandria da categoria "épico aventura" (8.770) divido pela soma de todos os livros vendidos da Alexandria (20.325), isso não faz muito sentido, uma vez que os livros estão separados por categoria, o correto aí era a a divisão de 8.770 por 25.480 que é a soma das categorias, assim dará para analisar quais editoras estão tendo maiores vendas por categoria. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Fiz um exemplo no excel de como ficariam os valores (pois já quebrei a cabeça e não consegui fazer no power bi pois ainda não tenho conhecimentos suficientes).

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O que eu consegui fazer para demonstrar o que eu expliquei de outra forma, é alterar a ordem, jogando a editora antes de categoria, assim as porcentagens ficam do jeito que estou falando. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEstou tentando arrumar um meio de fazer a fórmula para que essa porcentagem funcione mas no modelo inicial de Categoria/Editora.

Atualização: Consegui replicar no PowerBI para ficar com as porcentagens que eu havia calculado no excel,

Troquei registro_livros_marketing[Categoria]) por registro_livros_marketing[Editora]) na medida da porcentagem.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Vejam como a fórmula ficou:

Porcentagem = VAR TotalDeFaturamentoEditora = 'Medidas'[Total de faturamento] VAR TotalDeVendasCategoria = CALCULATE( Medidas[Total de faturamento], ALL( registro_livros_marketing[Editora]) ) VAR porcentagem = DIVIDE(TotalDeFaturamentoEditora,TotalDeVendasCategoria) RETURN porcentagem

Gostaria de um feedback a respeito disso, e caso meu raciocinio esteja certo, gostaria que me explicassem o que essa nova fórmula está fazendo, pois ainda não consigo visualizar o que a função calculate está fazendo.

3 respostas
solução!

Ooi, Dênis! Tudo bem?

Em resumo, na coluna Porcentagem, nós temos o total de faturamento por categoria de cada editora dividido pelo total de faturamento de cada editora. Por exemplo, ao dividir 8.770,00 (total de faturamento da editora Alexandria na categoria “Épico e Aventura”) por 20.325,00 (total de faturamento da editora Alexandria), obtemos o valor 0,4314883, que é 43,15% quando convertido para porcentagem. Isso significa que a categoria “Épico e Aventura” representa 43,15% do faturamento total da editora Alexandria.

Vamos entender a fórmula…

Porcentagem = 
VAR TotalDeFaturamentoEditora = 'Medidas'[Total de faturamento]
VAR TotalDeVendasCategoria = CALCULATE(
    'Medidas'[Total de faturamento], ALL(registro_livros_marketing[Categoria]))
VAR porcentagem = DIVIDE(TotalDeFaturamentoEditora, TotalDeVendasCategoria)
RETURN
porcentagem

→ Em VAR TotalDeFaturamentoEditora = 'Medidas'[Total de faturamento], atribuímos à variável TotalDeFaturamentoEditora o total de faturamento de todas as categorias da editora, conforme está na tabela Medidas.

→ Em VAR TotalDeVendasCategoria = CALCULATE('Medidas'[Total de faturamento], ALL(registro_livros_marketing[Categoria])), atribuímos à variável TotalDeVendasCategoria o total de faturamento específico da categoria que está sendo calculada, desconsiderando os filtros de categoria devido ao uso da função ALL.

→ Em VAR porcentagem = DIVIDE(TotalDeFaturamentoEditora, TotalDeVendasCategoria), atribuímos à variável porcentagem o resultado da divisão do faturamento da categoria específica pelo faturamento total da editora, calculando assim a porcentagem que a categoria representa.

A diferença da sua fórmula para a fórmula original é que você está calculando a proporção do faturamento da editora atual em relação ao faturamento total de todas as editoras. Em outras palavras, é a participação percentual da editora atual no faturamento total de todas as editoras.

Destaco que gostei muito do seu empenho para entender os valores e de como reorganizou as tabelas. Continue com essa dedicação!

Sucesso nos estudos!

Abraço! :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marque como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Maiully,

Verifiquei que no próximo video que ele deixou a hierarquia "Categoria->Editora" apenas para mostrar que o cálculo não funcionava para aquela hierarquia mas ele fala que o cálculo da medida porcentagem foi feito para a hierarquia "Editoria/Categoria", , que é um dos prints que eu mandei no qual o resultado das porcentagens bate, e aquela sugestão que eu dei de trocar na medida o filtro de ALL de Categoria para Editoria funciona também, mas para a hierarquia original de "Categoria/Editora".

De qualquer forma minhas dúvidas foram sanadas, obrigado.

Isso mesmo! Os valores da coluna "Porcentagem" são os mesmos, mas a visualização ficou mais intuitiva! A mudança na hierarquia da visualização, colocando a "Editora" como o primeiro nível, fez com que a porcentagem de cada editora totalizasse 100%.

Parabéns pelo empenho! ✨✨