0
respostas

[Sugestão] Design Thinking: Mediando a ideação da solução

O processo de tomada de decisão precisa envolver todos os colaboradores do negócio, pois assim é possível identificar visões diferentes do negócio e assim obter maior assertividade nas decisões, além de um envolvimento geral com o resultado final para atender às expectativas de todos. Sob essa ótica, o primeiro passo seria reunir os colaboradores e promover a contextualização da situação atual da empresa, pedindo (antes de expor os resultados da pesquisa inicial) que os mesmos identifiquem os elementos positivos e negativos do seu cotidiano no trabalho e sobre a empresa em si (infraestrutura, organização, relacionamento), de forma escrita e anônima utilizando o BRAINWRITING, para conduzir suas opiniões evitando o viés entre participantes. O próximo passo seria analisar os pontos negativos e buscar alguma correlação com a pesquisa feita inicialmente e, acrescentar os aspectos que foram observados mas não foram apontados pelos colaboradores, comentando e abrindo discussões para tornar a comunicação mais fluida. Essa seria a etapa de contextualização. A partir dos aspectos apontados, aplicaria a Matriz FOFA, agrupando os aspectos em controláveis e incontroláveis, tendo assim uma visão macro das soluções que podem ser tomadas, a partir das fraquezas controláveis. Com as possíveis soluções apontadas através do BRAINSTORM, faria uma votação ZEN VOTING, e no final a tomada de decisão baseada na aceitação comum através do voto.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software