2
respostas

[Sugestão] [Desafio] Completando post com imagens - P$C

O fim da "Era do Papel" na Cultura: Uma nova gestão em 2026.

Venho falar um pouco sobre minha caminhada e minhas projeções.

Em 2026, a eficácia de um gestor cultural não será medida pela quantidade de planilhas que ele preenche, mas pela inteligência com que ele liberta o potencial criativo do seu território.

Como Geólogo de formação e Analista de Cultura, sempre vi a gestão de projetos como uma ciência de sistemas complexos. No entanto, o setor cultural ainda sofre com uma "erosão" silenciosa: a lentidão na análise de dados e o peso burocrático das prestações de contas que travam instituições e artistas.

É aqui que o jogo vira. Através do bootcamp de IA da Alura em parceria com o Santander Academy, estou desenvolvendo o Copiloto P$C&A (Planejamento, Sustentabilidade, Cultura e Arte).

O objetivo?
Unir o rigor técnico das geociências à agilidade da Inteligência Artificial. Estou aplicando essa tecnologia na prática na Plataforma Salve Orixás e na nossa Cooperativa Cultural para transformar processos que levavam dias em automações de segundos.

Não se trata de substituir o humano, mas de dar ao gestor uma estrutura de dados para que ele possa focar no que realmente importa: o impacto social e a salvaguarda do nosso patrimônio.

Como você, gestor ou agente cultural, visualiza o papel da IA para desburocratizar o acesso à cultura nos próximos anos? Vamos trocar experiências nos comentários!

Alura Para Empresas Santander

#IAnaAlura #GestãoCultural #EconomiaCriativa #InteligênciaArtificial #InovaçãoSocial #CoopCultBR #SantanderAcademy

2 respostas

A imagem que produzi está no link abaixo. tebtei colocar no post, mas o upload não funcionou.

https://gemini.google.com/share/b5969141e188

Oi, Moisés! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Sua proposta ficou muito interessante ao conectar IA generativa, gestão cultural e redução da burocracia. A imagem também conversa bem com o texto: ela mostra de forma clara a transição entre os processos em papel e uma solução mais tecnológica, com o painel digital do Copiloto P$C&A em destaque, o que reforça a ideia de inovação aplicada à cultura.

A composição visual ficou coerente, com elementos como as pilhas de documentos, o ambiente cultural e as referências à Alura e ao Santander Academy ajudando a contextualizar a mensagem. Dica: ao gerar novas versões, experimente pedir para a IA deixar os textos da imagem mais legíveis e reduzir elementos visuais em excesso, assim o foco principal fica ainda mais forte.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!