Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Mão na massa: completando post com imagens

Para a tarefa abaixo, testei o mesmo prompt em diversas IAs Generativas para comparar os resultados, e a imagem gerada pelo Gemini me surpreendeu.

Prompt

Preciso que você faça a geração de uma imagem para meu post no linkedin. Ela deve integrar todo o assunto do post abaixo:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Hoje, profissionais de QA que combinam automação de testes com IA conseguem gerar casos de teste inteligentes, analisar logs automaticamente e criar dados de massa com muito mais eficiência. Essa interseção entre Qualidade de Software e IA é uma das tendências mais promissoras do mercado de tecnologia.

Frameworks como Cypress, Selenium e Playwright já dominam o dia a dia das equipes de QA. Com a chegada da IA Generativa, ferramentas como Engenharia de Prompt e modelos de linguagem estão sendo integradas diretamente nos pipelines de testes — acelerando entregas e reduzindo falhas em produção.

Para quem deseja entrar ou se especializar nessa área, o caminho começa com fundamentos de lógica, certificações como a CTFL (ISTQB) e o aprendizado de ao menos uma ferramenta de automação. A IA veio para ampliar as capacidades do profissional de QA, não substituí-lo.

Se você trabalha com Qualidade de Software ou está explorando IA aplicada a testes, compartilhe sua experiência nos comentários!

2 respostas
solução!

Olá, Igor. Tudo bem?

A imagem gerada ficou impressionante. É notável como a inteligência artificial conseguiu traduzir o seu texto em elementos visuais concretos, como as referências aos frameworks Cypress e Selenium, o selo da certificação CTFL e até conceitos mais abstratos como a análise de logs e a engenharia de prompt.

O layout dividindo o ambiente de testes tradicional com a expansão trazida pela IA cria um contraste que reforça a ideia de que a tecnologia atua como um amplificador das capacidades do profissional de QA. Além disso, a inclusão de texto legível e bem posicionado na imagem demonstra o avanço desses modelos generativos.

Agradeço por compartilhar o seu teste e o prompt utilizado, pois isso ajuda outros estudantes a compreenderem como refinar suas próprias solicitações para obter resultados tão detalhados.

Parabéns pelo excelente trabalho.

Bons estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Lorena!

Tudo bem?

Quis compartilhar um pouco da minha experiência em QA manual, com foco na migração para testes automatizados utilizando inteligência artificial. Minha melhor experiência com IA generativa para criação de imagens foi com o Gemini, que gerou a imagem mencionada.

Aproveitei para publicar esse conteúdo no meu LinkedIn.

Obrigado pelo feedback!