Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Sugestão de leitura

Olá Priscila , tudo bem?

Nessa era digital, onde a comunicação olho no olho é Utopia, e redes sociais inundam a mente das pessoas a fugir um pouco da realidade, o que você sugere para lidar com esse paradigma?

E falando do tópico que postei acima, quais livros você recomenda sobre Neurociência?Além do que já foi recomendado da Carol Dweck.

3 respostas
solução!

Oi Rogério,

Ótima pergunta, hein?

A facilidade das redes sociais tem um lado obscuro: a falta de comunicação olho no olho.

No ponto de vista, uma não aniquila a outra, trata-se de contextos diferentes. Uma vez que a gente tenha mais consciência de que falar ao vivo e a cores tem as suas vantagens (como por exemplo interação com outras pessoas, criação de vínculos e empatia), então cabe a cada um de nós conseguirmos aproveitar melhor essas interações pessoais.

Faz sentido para você?

Quanto aos livros.

Neurociência tem várias aplicações: neuromarketing, neuroarquitetura, neurogestão, neuroeducação...

Eu estudo mais sobre neuroeducação, mas já deu uma olhada nessas outras áreas e o que percebi é que por mais que os contextos sejam diferentes, a ideia não é fazer o curso de medicina, mas compreender que os estudos da neurociência estão divididos em campos específicos que exploram as áreas do sistema nervoso. São elas:

  • Neurofisiologia: investiga as tarefas que cabem às diversas áreas do sistema nervoso.

  • Neuroanatomia: dedica-se a compreender a estrutura do sistema nervoso, dividindo cérebro, a coluna vertebral e os nervos periféricos externos em partes para nomeá-las e compreender as suas funções.

  • Neuropsicologia: foca na interação entre os trabalhos dos nervos e as funções psíquicas.
  • Neurociência comportamental: ligada à psicologia comportamental, é a área que estuda o contato do organismo e os seus fatores internos, como pensamentos e emoções, ao meio e aos comportamentos visíveis, como fala, gestos e outros.
  • Neurociência cognitiva: estudo voltado à capacidade cognitiva, em que estão inclusos comportamentos ainda mais complexos, como memória e aprendizado.

A neurociência abrange muitas áreas do conhecimento, a partir do momento em que o cérebro se torna o foco em comum de todas as neurociências; e como tudo em nossa vida se relaciona ao cérebro, essa multidisciplinaridade é plenamente justificável.

Existem muitos livros gigantes, complexos e (na minha opinião, caros), então vou te indicar um que li na pós e achei bem conciso: Neurociência e Educação. Como o Cérebro Aprende e Neurociência Para Leigos.

Desculpe o textão, ^^

Bons estudos

Bom Priscila.

Em relação a Redes sociais, tudo na medida do possível , não é prejudicial. Quanto aos livros , interesso bastante por neurociência cognitiva e comportamental. É bom textão mesmo, vou aventurar nos livros que indicou.

Sucesso hoje e sempre !!!

Maravilha, Rogério!

Boa leitura, bons estudos e qualquer coisa, estou por aqui :)