A partir da leitura do livro "Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo", resolvi adotar o kanban para solução de gerenciamento de tempo e criação de hábito. Sim, ainda não consigo usar Scrum no dia a dia, apesar de o autor dizer que é possível, rsrsr.
Como já é uma ferramenta comum para quem usa métodos ágeis, adotei o Trello (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.trello) como kanban. Existe a versão web (trello.com)
O princípio é criar cards com as tarefas. Em cada card é possível detalhar ou mesmo colocar subtarefas (com checkbox para marcar as já concluídas). Pode-se adicionar fotos e outros anexos.
As raias (colunas) que criei foram: "a fazer", "esta semana", "hoje" e "feito".
- No "a fazer" seria o equivalente ao Product Backlog (com todas as tarefas que você lembra que tem que realizar);
- No "esta semana" você organiza as tarefas que devem ser executadas nesta semana (lembra a sprint backlog, onde a sprint é de uma semana);
- No "hoje", obviamente estão as tarefas a serem executadas no dia.
- Quando as tarefas vão sendo concluídas, são movidas para a coluna "feito".
As tarefas que você quer que virem hábito são rotuladas com uma cor diferente para facilitar a identificação. Esta sinalização indica que, após ir para coluna feito, ao final do dia ou da semana, pode voltar para a raia a fazer ou hoje (no próximo dia). As tarefas não cíclicas são arquivadas.
É uma solução simples. Por ser kanban, a priorização se dá na ordem de tarefas: a tarefa mais importante fica no topo da lista e a menos prioritária, no final da raia. Acaba se tornando mais fácil que o uso de cores e ainda nos da outra informação: qual a próxima tarefa a ser executada.
O arrastar de uma tarefa para "concluído" gera uma recompensa que fortifica o hábito. Visualmente você vê suas pendências sendo resolvidas. Não é uma recompensa tão forte quanto a dos apps de gamificação, mas por ser mais simples acaba sendo mais fácil de executar. Afinal, menos é mais.