Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Sugestão] Correção do diagrama

Extends são representados por linhas tracejadas, direcionadas do caso de uso extensor para o caso de uso extendido.

Em tempo, de todos os cursos que fiz, incluindo a certificação CPRE, este é o primeiro que fala sobre uma relação entre casos de uso utiilizando um <<depends>>. Geralmente os relacionamentos entre casos de uso são realizadas com includes ou extends. Poderiam indicar qual material utilizaram como referência para elaborar esta aula?

3 respostas

Olá, Rayane! Tudo bem?

Agradecemos por levantar esta questão.

Contactei o instrutor para revisar a questão e ele responderá assim que possível.

Também estou acompanhando este tópico para uma devolutiva tão logo a tenha.

Bons estudos!

solução!

Olá, Rayane!

Parabéns pela dedicação aos estudos de modelagem de objetos em sistemas e certificação focada em engenharia de requisitos que vc possui.

É importante lembrarmos que a UML na sua origem preconiza o uso padronizado de um conjunto de notações para representar conceitos e métodos de OOs.

Mesmo assim, volta e meio nos deparamos não no caso desta aula do curso de Diagrama de Caso de Uso, que foi algo bem introdutório e sem mostrar a linha tracejada ali de forma "proposital" por o curso estar bem focado em iniciantes com a UML.

Por isso, neste momento o instrutor não chegou a entrar nos detalhes da linhas tracejadas, que vemos em várias ferramentas que nos permitem representar diagramas UML para ilustrar determinados esteriótipos, algumas vezes até omitindo esta questão da notação que quando usamos esteriótipos é recomendável usar linhas tracejadas, como vc bem lembrou na sua postagem.

Sobre a questão do uso dos esteriótipos <<extends>> e <<depends>> note que conceitualmente o <<extends>> é usado para representar uma relação de extensão / adicionando funcionalidade opcional a um caso de uso. Já o <<depends>> é usado para representar uma dependência entre dois elementos, indicando que um elemento depende do outro de alguma forma.

Em relação a exemplos dos dois de uso destes esteriótipos, poderia te passar uns aplicados num contexto de reserva de passagens aéreas, num caso de uso de "Fazer Reserva de Voo" , que seriam:

<<extends>> -> poderia ser usado para representar um upgrade de classe de assento de um passageiro.

<<depends>> -> poderia ser usado para representar a dependência que o ator "Passageiro" tem do ator "CompanhiaAerea" para solicitar reserva de um voo. E aí sabemos o que ocorre derivado desta dependência, com o Passageiro quando a CompanhiaAerea resolve mudar o horário ou até o número do voo do passageiro que acaba tendo que aceitar esta mudança na maioria das vezes.

E agora respondendo a questão central da sua pergunta em termos de bibliografias que foram usadas na época da gravação deste curso e podem perfeitamente serem ainda usadas nos dias atuais em termos de UML, te indicaríamos:

Bons estudos!

Excelente! Obrigada pelo retorno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software