[1] Talvez por desatenção, talvez porque não estivesse mesmo claro no contexto da Livraria e nos requisitos, eu fiquei com dúvidas e percepção de que o processo To-Be gerado como solução de referência traz erros de lógica ou falta de detalhes que não são irrelevantes. Além de discordar do estabelecimento de caminhos paralelos para atividades que o mesmo ator (vendedor) faria melhor obedecendo uma sequência. Como seria inviável esclarecer os pontos, na minha versão de To-Be assumi definições alternativas ou em complemento aos requisitos. [2] Além disso, procurei desenhar um processo mais completo e mais aderente a boas práticas em modelagem BPMN. Apesar do arquivo com a solução ter ajustado os rótulos dos eventos (substantivo + particípio em vez de verbo), este não parece ser o único ponto em que o desenho poderia ser melhorado. Evidentemente, corro risco de estar cometendo erros, de lógica ou por falta de domínio da notação, mas acredito que um dos objetivos do curso é motivar alunos a pensar nas próprias soluções. [3] Apesar de meu desconforto com o desenho To-Be gerado ao final como solução para a Livraria, acho que o curso é válido e atinge os objetivos. O maior mérito é focar no que é mais relevante no padrão: os elementos principais. Apresentar a BPMN como uma espécie de "linguagem" que tanto o usuário como o desenvolvimento entendem é uma ótima ideia. A didática foi boa e demonstrou que o uso do Bizagi é mais fácil do que pode parecer de cara.