Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Compartilhando minha versão

[1] Talvez por desatenção, talvez porque não estivesse mesmo claro no contexto da Livraria e nos requisitos, eu fiquei com dúvidas e percepção de que o processo To-Be gerado como solução de referência traz erros de lógica ou falta de detalhes que não são irrelevantes. Além de discordar do estabelecimento de caminhos paralelos para atividades que o mesmo ator (vendedor) faria melhor obedecendo uma sequência. Como seria inviável esclarecer os pontos, na minha versão de To-Be assumi definições alternativas ou em complemento aos requisitos. [2] Além disso, procurei desenhar um processo mais completo e mais aderente a boas práticas em modelagem BPMN. Apesar do arquivo com a solução ter ajustado os rótulos dos eventos (substantivo + particípio em vez de verbo), este não parece ser o único ponto em que o desenho poderia ser melhorado. Evidentemente, corro risco de estar cometendo erros, de lógica ou por falta de domínio da notação, mas acredito que um dos objetivos do curso é motivar alunos a pensar nas próprias soluções. [3] Apesar de meu desconforto com o desenho To-Be gerado ao final como solução para a Livraria, acho que o curso é válido e atinge os objetivos. O maior mérito é focar no que é mais relevante no padrão: os elementos principais. Apresentar a BPMN como uma espécie de "linguagem" que tanto o usuário como o desenvolvimento entendem é uma ótima ideia. A didática foi boa e demonstrou que o uso do Bizagi é mais fácil do que pode parecer de cara.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Olá, Rogério! Tudo bem?

Você realmente mergulhou no conteúdo de BPMN. Parabéns!

Em relação às suas observações, é verdade que, às vezes, um processo pode parecer lógico de uma perspectiva, mas quando olhamos de outra, percebemos que há espaço para melhorias. Isso é totalmente normal e é parte do aprendizado.

Sobre o ponto [1], a ideia de estabelecer caminhos paralelos para atividades que o mesmo ator (vendedor) faria é uma opção de modelagem que pode ser útil em alguns casos, mas não em todos. Se você acredita que uma sequência seria mais eficiente, essa é uma observação válida e mostra que você está pensando criticamente sobre o processo.

No ponto [2], você menciona que tentou desenhar um processo mais completo e aderente às boas práticas em modelagem BPMN. Isso é excelente e é exatamente o que esperamos que os alunos façam. O BPMN é uma linguagem flexível e poderosa, e há muitas maneiras de representar um processo.

Finalmente, no ponto [3], você menciona que, apesar do seu desconforto com o desenho To-Be, você acha que o curso é válido e atinge os objetivos. Ficamos felizes em saber disso, e comentários como o seu nos faz construir conteúdos cada vez melhores. O objetivo do curso é, de fato, apresentar a BPMN como uma "linguagem" que todos podem entender e usar para melhorar os processos de negócios.

Gostaríamos de parabenizá-lo também pela construção de suas imagens. Elas ficaram muito boas e com certeza servirão de insumo para colegas que ainda não conseguiram construir alguma.

Agradecemos por todos os pontos trazidos!

Bons estudos!

Rogério, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software