2
respostas

[Sugestão] Cálculo de WIP

Parabéns pelo conteúdo. Senti falta de explicativo sobre o cálculo de wip. Entendo que o wip pode variar dentro dos estágios do desenvolvimento de acordo com a configuração da mesa. Ex: 4Devs e 3QAs; 5Devs e 2QAs, etc..

2 respostas

Olá Marcelo, posso tentar lhe mostrar com a minha experiência fora de TI.

Na empresa que trabalho um produto passa por vários setores durante sua fabricação, desde a montagem, inspeção, liberação... Além é claro, de existirem diversos tipos de produto.

Neste sentido, com eu estou calculando o WIP: Utilizando uma estrutura Kanban, dividi os setores em caixas (para facilitar a gestão visual) e cada caixa tem 2 informações, o previsto de peças que vão chagar no setor, e quantas pessoas estão dispostas naquele setor.

É possível ir além, separando quantas peças estão no setor, quantas vão ser recebidas, e qual a produtividade da pessoa. Assim a gestão e delegação entre a equipe fica muito mais simples, você consegue ter de maneira visual quantas pessoas são necessárias naquele setor e naquele dia.

Observando sempre é claro, se há algum setor sobrecarregado, nestes casos, é interessante investigar para evitar gargalos produtivos.

Muito boa a observação. Obrigado pela explicação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software