Olá. Eu não conhecia essa técnica, a Feynman, mas achei o conceito extremamente interessante. Como atuo na área da educação, vi imediatamente seu potencial para aplicação em sala de aula. Além de ser uma abordagem eficiente para promover a fixação do conhecimento, o que de verdade me chamou a atenção foi a possibilidade de integrá-la ao ciclo PDCA (não sei se irá falar dele ao longo do curso).
Estou fazendo um esboço rápido aqui (escrevendo), e estou percebendo que a integração entre o PDCA e a técnica Feynman pode tornar o aprendizado mais estruturado. No Planejar (P), identifica-se o tópico a ser estudado e se estabelece o objetivo, alinhando à etapa de escrever sobre o tema, organizando as ideias iniciais. No Fazer (D), aplica-se o plano, explicando o tópico com termos simples, o que pode aumentar a compreensão. Durante o Verificar (C), se revisa o/s resultado/s, identificando falhas. No Agir (A), implementa-se melhorias baseadas nas revisões, refinando o aprendizado e simplificando ainda mais o conteúdo.
Enfim, é isso. Obrigado.