Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] A técnica Feynman

Olá. Eu não conhecia essa técnica, a Feynman, mas achei o conceito extremamente interessante. Como atuo na área da educação, vi imediatamente seu potencial para aplicação em sala de aula. Além de ser uma abordagem eficiente para promover a fixação do conhecimento, o que de verdade me chamou a atenção foi a possibilidade de integrá-la ao ciclo PDCA (não sei se irá falar dele ao longo do curso).

Estou fazendo um esboço rápido aqui (escrevendo), e estou percebendo que a integração entre o PDCA e a técnica Feynman pode tornar o aprendizado mais estruturado. No Planejar (P), identifica-se o tópico a ser estudado e se estabelece o objetivo, alinhando à etapa de escrever sobre o tema, organizando as ideias iniciais. No Fazer (D), aplica-se o plano, explicando o tópico com termos simples, o que pode aumentar a compreensão. Durante o Verificar (C), se revisa o/s resultado/s, identificando falhas. No Agir (A), implementa-se melhorias baseadas nas revisões, refinando o aprendizado e simplificando ainda mais o conteúdo.

Enfim, é isso. Obrigado.

1 resposta
solução!

Olá, Rogério. Tudo bem?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados aqui com a gente.

Ótima a sua análise sobre a técnica Feynman, principalmente ao integrá-la ao ciclo PDCA. Essa abordagem pode trazer benefícios tanto para a fixação do conhecimento quanto para a organização do aprendizado. Sua visão sobre como cada etapa do PDCA se conecta à técnica Feynman está correta.

Siga com essa prática e continue aplicando o que está aprendendo. Uma dica: ao refinar suas explicações durante o "Agir" (A), experimente usar analogias ou exemplos práticos relacionados à sua área de atuação. Isso pode tornar a compreensão ainda mais clara para quem estiver aprendendo com você.

Conte com o apoio do Fórum. Abraços e bons estudos!