Uma das alternativas corretas é a de evitar submenus, mas se forem retirados, o que vai substituí-los?
Uma das alternativas corretas é a de evitar submenus, mas se forem retirados, o que vai substituí-los?
Olá, Pedro. Como vai?
Nessa parte do curso o instrutor explica formas de acessar um site para usuários que usam apenas o teclado, e nesse caso, conseguem mudar de uma área para outra em um site utilizando apenas a tecla tab. Nesse contexto, faz sentido se preocupar em ter um site que não tenha sub-menus, pois dificulta o acesso para estes usuários.
Tudo tranquilo, e com você? Então Luan, isso eu consegui compreender bem, mas, se num site com uma imensidão de conteúdo igual ao do exemplo mostrado for requisitada a substituição do submenu, o que vai substituí-lo?
Olá, Pedro. Tudo certo! :)
Os profissionais de UX, Design e Front-End devem levar sempre em conta a usabilidade de todo tipo de usuário ao criar um site. Infelizmente, na prática não é isso que ocorre em muitos casos, até mesmo porque a usabilidade na Web está em constante processo de aperfeiçoamento. O ideal realmente seria tirar os sub menus, e categorisar tudo em apenas uma lista, a forma de aplicar isso ficaria à cargo do profissional de UX e UI.
Uma solução, como exemplo, poderia ser criar a lista ordenando todos os ítens por áreas no lado esquerdo ou direito do site(na maioria das vezes listas laterais ficam no lado esquerdo), e o usuário que utilizar o mouse ter a opção de clicar em algum botão com funcionalidade de minimizar por áreas, e assim poder se organizar melhor em sua busca, e o usuário que pode utilizar apenas o teclado e tab, também ter como navegar sem dificuldades.
Resumindo, na prática acaba ficando a critério da equipe de criação do projeto, junto do cliente, a forma de acessibilidade ideal que vai ser aplicada.
Consegui ajudar em sua dúvida?
Fico aguardando seu retorno! =D