Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Stops de luz

Baixando o iso de 800 pra 400 vai metade da luz, ai compensa com o dobro de luz na abertura mas diminuindo o obturador de 1/250 pra 1/60 não faria com que se perdesse dobrasse a luz 2 vezes, isso não faria a foto ficar supexposta?

1 resposta
solução!

Bom dia Caio tudo bem.

A superexposição vai depender da iluminação do ambiente, então apesar do exercício definir uma compensação essas configurações não necessariamente dizem se a foto ficaria super ou subexposta.

Mas eu entendi o seu ponto, se você parar para pensar no seu caso sim, você esta pegando o iso 800 para 400 (reduzindo a luz de entrada pela metade devido o sensor), para compensar essa perda de luz você abaixa a velocidade em 1 ponto (de 1/250 para 1/125) que é a metade do valor. Ao baixar a velocidade para 1/60 nós estamos deixando entrar mais luz do que queriamos, assim para compensar esta entrada reduzimos a abertura em 1 ponto.

analizando estava assim:

800 iso 1/250 velocidade 5.6 - abertura

e ficou assim

400 iso (desceu 1 ponto cortando pela metade a entrada de luz) 1/60 (desceu 2 pontos aumentado duas vezes a entrada de luz) 8.0 - abertura (desceu em um ponto, cortando pela metade a luz)

No exemplo que você perguntou, você está certo a foto ficaria superexposta em 1 ponto pois a compensação da velocidade esta sendo mais do que deveria. Mas no exercício existe uma compensação no fechamento do diafragma que nivela esta superexposição ao trocar a velocidade da abertura.

Espero que tenha conseguido explicar xD.

Um abraço