Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

SRUM E GESTÃO DE RISCOS.

Boa tarde galera,

estava fazendo umas questões de concurso e caiu a seguinte questão. "Diferentemente do Scrum, que não aborda o controle de riscos, o PMBOK inclui processos afetos ao gerenciamento dos riscos, com vistas a reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto"

Eu respondi que era errado, por que na minha concepção o scrum tem um gerenciamento de riscos. Eu acertei a questão, mas não sei mesmo se ele tem isso. E se possui em que horas ele faz isso?

Na minha cabeça, esse gerenciamento é feito em todas as reuniões diárias, as dailys. Mas talvez eu esteja errado.

3 respostas
solução!

Fala Jonhatan, tudo tranquilo? Cara, trabalho em uma multinacional e utilizamos o SCRUM em meu projeto, então, vou te passar o "feeling" que tenho, uma opinião pessoal do que tenho sentido no meu projeto. Sei que cada projeto é um projeto, então vai um ponto que eu senti. :)

Dentro das nossas "daily meetings", trabalhamos com 3 pontos:

1 - O que você fez ontem? 2- O que esta fazendo e pretende fazer hoje? 3- Existe algum blocking issue?

Acredito que o gerenciamento de riscos está incluso nesse terceiro ponto.

Toda vez que um Blocking issue é levantado, o scrum master tenta prontidao (no próprio momento da daily) pensar e te dar uma resposta de uma possível solução. Se não houver uma resposta ou sequer uma ideia imediata, é marcada uma reunião para brainstorms de soluções. Dependendo do grau de dificuldade em encontrar solução, o problema é escalado de forma vertical (aciona o PO, gerente, arquiteto chefe do sistema ou qualquer outro responsável de maior responsabilidade).

Em meu projeto temos blocking issues lvl A, B e C. Sendo que C, o próprio Scrum master já resolve no momento da daily (level mínimo de impacto no escopo de desenvolvimento e no calendário de atividades), o lvl B é necessária uma reunião com o timo para procurar uma solução (level intermediário, geralmente soluções que serão resolvidas em no máximo 36 horas), e por fim LVL A; que é a de grau máximo e que o scrum master já identifica que será necessário uma consulta a gerentes e outros responsáveis. Geralmente blockings lvl A geram alterações no escopo de implementação e no calendário da sprint, podendo haver realocação de pessoas do time para tentar resolver o problema o quanto antes, tendo em vista a gravidade do mesmo.

Bem, isso aí é baseado no que eu sinto e vivo no projeto.

Qualquer dúvida estamos ai. abraços

Júlo, eu penso da mesma forma. Mas o scrum trata esse ponto da daily como uma gestão de risco?

Sim sim Jonathan, é uma das partes da gestão. Se ele não foi mapeado anteriormente entre o PO e o scrum master, as daily meetings servem sim como parte da gestão de riscos.