2
respostas

Sprint Retrospective: como adaptar?

Em uma sprint retrospective, ao fazer o check-in e as pessoas darem como retorno que não estão bem naquele momento ou cansadas ou estressadas, como fazer para mudar de rota? Dá para adaptar a dinâmica na hora ou é melhor adiar para um momento mais agradável? Se for possível adaptar, qual a melhor forma? Pensar em uma dinâmica menos pesada seria útil?

2 respostas

Cada caso é um caso, mas observando as opções quero ponderar 2 aspectos:

  1. Pelo Scrum ser cíclico, adiar a Sprint Retrospective implicaria em adiar o próximo Sprint Planning. Dependendo do momento e andamento do projeto isso pode ocasionar um efeito dominó bem ruim, tanto imediato quanto futuro ao abrir um precedente para que a importância dos eventos do Scrum e seu cumprimento no prazo correto sejam questionados pelo time. Daqui a pouco sugerirem pular o Daily Scrum porque estão muito atarefados, por exemplo.
  2. MAIS IMPORTANTE: justamente o fato de estarem muito cansados ou estressados já é um input importante para a retrospective. Time estressado ou cansado em excesso produz menos e/ou com menor qualidade, então ao invés de adiar eu iria explorar esse stress/cansaço no sentido de entender as causas do mesmo para encontrar soluções.

Se o time não estiver bem, adaptar a dinâmica é a melhor opção. Uma dinâmica mais leve e focada no bem-estar pode ajudar, como uma breve meditação guiada ou um momento de compartilhamento de gratidão. O importante é criar um ambiente seguro e acolhedor para que todos se sintam à vontade para compartilhar seus sentimentos e necessidades.