Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Spring, EJB ou os 2?

Boa tarde!

Estou buscando iniciar minha carreira como programador. Já peguei toda a parte inicial do Java, Hibernate, JPA e estou buscando o Framework Web que usarei para seguir em frente e entrar no mercado de trabalho.

Na enorme maioria dos vídeos que procuro ou pessoas que pergunto, recebo a resposta clara e objetiva de que o melhor a se fazer, é utilizar o Spring, no entanto, nas minhas buscas por vagas, não encontro um resultado tão unânime assim. Vejo uma parcela de vagas para Spring, muito semelhante às que vejo de Java EE, pra não dizer que Java EE está ganhando.

Por fim, isso me levantou alguns questionamentos.

Para início de Carreira, eu devo:

1. Aprender os dois?
  2. Focar só em 1? Qual?
  3. Aprenderei quando começar a trabalhar?
  4. Qual profundidade de conhecimento no Framework, eu preciso para conseguir efetuar um bom trabalho?
  5. Por último e não menos importante, eu posso levar em consideração que o Spring está contido dentro do J2EE, portanto, se eu sei Spring, posso afirmar tenho conhecimentos em J2EE?
2 respostas

Spring é e não é Java EE. Se você entende Spring, você entende o conceito do Java EE, já que é um framework criado sobre a API Java EE, mas que vai muito mais além que a API JEE

solução!

Olá Fernando, vou dá como exemplo minha experiencia profissional:

Quando iniciei no desenvolvimento web com java, foquei meus estudos em EJB porque todos falavam que era o melhor por fazer parte da especificação JEE. Comecei a trabalhar em uma empresa que utilizava EJB o que foi muito bom pra colocar todo meu estudo em pratica em um ambiente profissional.

Passou um tempo eu mudei de empresa e fui pra um lugar que utilizava Spring, como não conhecia o framework eu precisei estuda-lo, porém como já conhecia a dinâmica do EJB notei que o Spring era muito parecido, com isso, minha curva de aprendizado foi muito rápida e vivenciando sua aplicação no meu ambiente de trabalho foi mais fácil ainda aprender.

Resultado, hoje conheço e consigo trabalhar com os dois.

Enfim, minha dica é estude os dois pra entender seu funcionamento, monte projetos e vá fazendo testes pra entender um pouco de cada um, quando estiver trabalhando foque mais seus estudos no que você estiver utilizando naquele momento.

Espero ter ajudado.