1
resposta

Sound Design, Content, Arquitetura da Informação e User Interface

Sound Design engloba toda experiencia do usuário relacionada aos sons, desde beeps, alertas e efeitos sonoros até grandes composições sonoras que melhoram a experiência do usuário.

Uma boa referência é o famoso TANDAAN da Netflix, mesmo que você não esteja vendo, você consegue associar o som ao aplicativo.

Content engloba toda a experiência que envolve conteúdos, como vídeos, imagens e texto, Sobre texto na aula vimos uma base sobre duas divisões, UX Writing e Micro Copy.

Arquitetura da Informação, gostei muito, o objetivo é estruturar o conteúdo de uma forma que faça sentido para o usuário, fazer com que a estrutura do produto seja intuitiva e de fácil dando destaque para o que precisa ser visto e acessado mais facilmente.

User Interface é focado em tornar agradável aquilo que está sendo visto pelo usuário, layout bonito, escolha de cores que façam sentido, etc. Um exemplo disso é atualização que alterou designer do Instagram que saiu de algo marrom e discreto para algo colorido e que chama a atenção, oque faz sentido para o caminho que o aplicativo vem seguindo, em contrapartida não faria sentido um designer colorido e super chamativo para um aplicativo hospitalar, por exemplo.

1 resposta

Perfeitas colocações, Juliermes!

Sound Design é uma área não tão conhecida quanto as outras que você citou, mas como tudo que envolve experiência, ela está lá e muitas vezes nem percebemos isso, como o som da Netflix que você citou, e até mesmo a músiquinha da Alura que toca no final das aulas nos cursos.

Quero ainda acrescentar algo sobre User Interface. O que você citou não está errado, mas não é só focado naquilo que é visto pelo usuário. Uma interface não é necessariamente algo digital, como também pode ser um objeto físico, como um martelo. No geral, interface é como uma ponte, e precisamos atravessá-la para completar um objetivo. No exemplo do martelo, esse seria uma interface para pregar algo na madeira.

Mas interfaces vão além disso também. Sabe a Alexa, Google Assistant, Siri...? Então, a voz delas são um tipo de interface. É o que chamamos de VUI, ou Voice User Interface. Não podemos tocar e nem ver uma voz, mas ainda sim são um tipo de interface. Te convido pra descobrir até um tipo de UI menos conhecida ainda (ou pelo menos no Brasil), mas que existe há um bom tempo, que é a TUI, ou Tangible User Interface: https://medium.com/@bluehair.co/what-are-tangible-user-interfaces-ce6a5aa5c912.