2
respostas

Somos educados ou adestrados?

A educação não se reduza apenas à assimilação e ao processamento de informações. A educação precisa formar mentes pensantes, por mais técnico que seja o objeto de estudo. E a maneira de fazê-lo é dar ferramentas aos alunos para usarem o cérebro. A memória, capacidade de armazenar e reproduzir informações, não vale muito se não houver discernimento do que está armazenado. O professor deve ser um líder que saiba reconhecer e estimular as características positivas de cada aluno e fazê-lo trabalhar suas dificuldades. Esse método de professor falar e aluno ouvir e copiar, limitando-se a estudar o que vai "cair na prova" já passou da hora de mudar.

2 respostas

Álvaro, tudo bom? Concordo, ainda mais pensando que o mercado de trabalho exige que os profissionais sejam pessoas que pensem. Outro ponto importante, num tempo em que se fala muito de transformação digital, "robôs" substituindo humanos em tarefas previsíveis, a nossa educação não vai por um bom caminho.

Caso isso responda a sua dúvida, por favor, marque como solução. Assim ela sai da lista de questões sem solução do fórum.

Não esqueça de deixar essa questão como solucionada para que ela saia da lista de questões sem solução do fórum.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software