1
resposta

Sombra em sólidos para fontes de luz (pontuais e distantes)

Como professora de física e estudante desse curso, ao assistir às aulas percebi um detalhe na aula que se trata da sombra de objetos sólidos usando perspectiva.

Existe uma diferença em relação ao formato da sombra entre a iluminação do Sol e a iluminação devido a fontes pontuais de luz. Fontes pontuais de luz se tratam de fontes que são "pequenas" e estão próximas do que está sendo iluminado (uma lâmpada em um quarto, um poste na rua, etc). Ao imaginarmos a luz dessas fontes iluminando ao seu arredor, desenhamos seus feixes radialmente à sua fonte (radial é a forma como as linhas saem de um ponto de fuga), ou seja, seus feixes de luz não serão paralelos. Esse é o caso das fontes de luz estudadas em aula, e por isso é tão necessário a perspectiva para calcularmos sua sombra. O Sol, pelo contrário, é uma fonte de luz que está muito longe, portanto, ao chegarem na Terra seus feixes estão praticamente (coloquei praticamente para ser muito correta, mas sua inclinação é tão pequena que é irrelevante) paralelos. Portanto, nesse caso, em um desenho com a luz do Sol acredito que bastasse (gostaria que o instrutor me confirmasse essa suposição) fazer a sombra como projeção, pois ela estará viajando em linhas paralelas. Não estou conseguindo upar imagens para ficar mais claro a explicação, mas basta pesquisar "point light, directional light, spot light" no google que têm imagens ilustrativas.

1 resposta

Olá, Nathalia! Como está?

Muito obrigada por compartilhar conosco. É muito interessante ver como você está relacionando os conceitos de física com o curso de ilustração digital. E é isso aí! Você está correta.

Ótima sugestão quanto a pesquisa referente a "point light, directional light, spot light"!

Obrigada novamente!!

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!