1
resposta

[Solução] Compreendendo laços

A minha solução utiliza o laço for. Segue abaixo o código:

def main() -> None:
    """
    Função principal que itera sobre uma lista de clientes e exibe
    cada nome no console.

O laço 'for' é usado para percorrer os elementos da lista `clientes`
    de forma direta (iteração sobre o valor, e não sobre o índice).
    """
    clientes = ["João", "Maria", "Carlos", "Ana", "Beatriz"]

for cliente in clientes:
        print(f'{cliente}')

if __name__ == '__main__':
    main()

Gosto de utilizar uma regra simples quando preciso utilizar laços de repetição "Eu sei quando o laço de repetição deve parar?", caso a resposta seja sim utilizo "for", caso contrário utilizo "while". Outra boa é "O objeto que eu preciso percorrer é iteravél?" se sim uso "for". Utilizando essas regras consigo escrever um código mais "pythonico" mais limpo, com mais segurança, menos erros e mais performático quando comparado com uma abordagem de acesso do elemento por index.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Mozert! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei bastante da sua explicação sobre o uso dos laços de repetição. A forma como você diferencia for e while mostra uma ótima compreensão da lógica de controle. O seu critério de escolha é claro e ajuda a manter o código mais limpo e legível, seguindo bem o estilo Python.

Uma dica: você pode explorar também a função enumerate() quando precisar do índice e do valor ao mesmo tempo, isso mantém o código simples sem abrir mão da legibilidade.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!