Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

# Praticando Python | 011 | Código | Compreendendo laços

Boa tarde, apenas para compartilhar conforme comentário na pagina do curso.

# Praticando Python | 011 | Código | Compreendendo laços

# Ana está desenvolvendo um programa que precisa processar uma lista de 5 nomes de clientes para gerar relatórios mensais. Para isso, ela precisa escrever um programa que percorra a lista de nomes e exiba cada cliente.

# Ajude Ana a decidir entre usar um laço for ou while. Escreva o programa usando o laço que você acredita ser mais adequado para essa tarefa e explique por que escolheu esse laço.

'''Criar a lista de clientes'''
clientes = ["João", "Maria", "Carlos", "Ana", "Beatriz"]

for cliente in clientes:
    print(cliente)

# Racional
# Para cada cliente desta lista, faça um print
# o uso do for nesse caso ajuda, pois eu sei conjunto de itens que quero percorrer, no caso uma lista.
# Quando penso no uso do While, penso mais em uma situação de validação, repetir enquanto uma condição for verdadeira.
2 respostas
solução!

Olá, estudante, como vai?

O código apresentado atende corretamente ao que foi proposto no exercício e demonstra um bom entendimento do uso de laços em Python. A escolha do laço for está adequada ao cenário, já que se trata da iteração direta sobre uma coleção com quantidade conhecida de elementos.

O uso do for nesse contexto torna o código mais legível e direto, evitando a necessidade de controle manual de índice ou de condição de parada. A explicação conceitual que você trouxe também está alinhada com a finalidade de cada laço, diferenciando bem situações de iteração de situações de repetição condicionada.

Seu exercício está bem resolvido e demonstra clareza tanto na implementação quanto no raciocínio. Obrigado por compartilhar sua solução e continue utilizando o fórum para trocar ideias e evoluir nos estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Muito obrigado.