3
respostas

Sociedade do desempenho - questionamentos

Acho muito valido pensarmos em priorização e organização para atendermos demandas, sejam elas pessoais ou profissionais. Contudo, não pude deixar de evitar a associação do apresentado nesta aula com o conceito do filosofo Byung-Chul Han, sobre sociedade do desempenho. Ele aponta o quanto estamos atualmente estruturados para atender demandas, desconsiderando os desejos do próprio sujeito. Trago esta reflexão em função do exemplo dado, leitura do livro, série e o jogo. Qual deve ser o objetivo? Atender uma demanda externa ou sua própria demanda? Claro que pensando no mundo do trabalho, devemos estar atentos para anteder o que nos é solicitado, porém o sujeito precisa ter uma verdadeira autonomia e não simples ser um cumprido de tarefas. Será que me fiz entender?

3 respostas

Oie Juliana, tudo bom?

Esses cursos sobre privacidade nos fazem realmente refletir sobre alguns pontos. Quando fiz a formação de Desenvolvimento Pessoal, além dessas questões de produtividade vinham também as ponderações sobre a visa pessoal. Lembro que diversas vezes isso foi citado, inclusive falando para que a gente cuide da saúde.

Acredito que com a experiência vamos achando um equilíbrio entre essa questão de alta produtividade no trabalho e vida pessoal. Entre o profissional e o lazer.

Oi Juliana!

Pensei a mesma coisa, até ao focar na vida profissional nem sempre suas metas como pessoa profissional vão estar de acordo com sua meta "colaborador" na empresa, É complicado achar um equilíbrio, mas acho que priorizar o que é necessário primeiro, sempre funciona, tipo, agora preciso mais de dinheiro ou de um curso no meu currículo?

Olá!

Acho que podem ser separados por categorias. Eu mesma mantenho uma agenda pessoal e outra profissional, a fim de não misturar os dois âmbitos, que são importantes e que devem ter quase o mesmo valor.