Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Sobre relacionamentos usados na UML

Olá pessoal, tudo bem? Estou estudando diagramas UML e acabei ficando com um pouco de dúvida em relação às terminologias. Vou escrever abaixo o que entendi, mas se estiver errado, por favor me corrijam.

1)Composição -> quando o todo não existe sem as partes.
2)Agregação -> relacionamento todo-parte onde as partes existem sem o todo.
3)Associação -> apenas associam-se dois componentes (mas o que exatamente isso significa? Se um componente está usando os recursos do outro por meio de interface não configura relação de dependência? A relação pode ser tanto de dependência quanto de associação ao mesmo tempo?)
4)A (diamante preenchido) -------------- B  significa que A e B participam de uma relação de composição, sendo que B é a parte "grande", por assim dizer, e que A o compõem, é uma das partes "auxiliares".

Obrigada desde já pela ajuda, pessoal!

7 respostas
solução!

Oi Priscila,

pelo que eu sei, agregação e composição são associações! Uma associação pode ser uma agregação (tem-um, as partes podem viver separadamente), ou composição (controla-um, um nao existe sem o outro).

ok?

abs

Agora muita coisa faz sentido, mais uma vez obrigada pelas explicações.

Oi Priscila,

estou revisando o treinamento. se tiver mais dúvidas ou sugestões por favor, mande para gente!

Obrigado, Nico

Se tem uma coisa que quebro a cabeça é precisar fazer um diagrama de classes (algo que na teoria deve ser bem simples!) Existe algum padrão para ler as ligações e determinar o tipo de relacionamento? Já trabalho com programação há um bom tempo, mas sempre que me cai essa responsabilidade preciso recorrer a bibliografia, mas mesmo assim me perco. Acho que alguns exemplos simples podem exolicar melhor minhas dúvidas: