Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Sobre relacionamentos usados na UML

Olá pessoal, tudo bem? Estou estudando diagramas UML e acabei ficando com um pouco de dúvida em relação às terminologias. Vou escrever abaixo o que entendi, mas se estiver errado, por favor me corrijam.

1)Composição -> quando o todo não existe sem as partes.
2)Agregação -> relacionamento todo-parte onde as partes existem sem o todo.
3)Associação -> apenas associam-se dois componentes (mas o que exatamente isso significa? Se um componente está usando os recursos do outro por meio de interface não configura relação de dependência? A relação pode ser tanto de dependência quanto de associação ao mesmo tempo?)
4)A (diamante preenchido) -------------- B  significa que A e B participam de uma relação de composição, sendo que B é a parte "grande", por assim dizer, e que A o compõem, é uma das partes "auxiliares".

Obrigada desde já pela ajuda, pessoal!

7 respostas
solução!

Oi Priscila,

pelo que eu sei, agregação e composição são associações! Uma associação pode ser uma agregação (tem-um, as partes podem viver separadamente), ou composição (controla-um, um nao existe sem o outro).

ok?

abs

Agora muita coisa faz sentido, mais uma vez obrigada pelas explicações.

Oi Priscila,

estou revisando o treinamento. se tiver mais dúvidas ou sugestões por favor, mande para gente!

Obrigado, Nico

Se tem uma coisa que quebro a cabeça é precisar fazer um diagrama de classes (algo que na teoria deve ser bem simples!) Existe algum padrão para ler as ligações e determinar o tipo de relacionamento? Já trabalho com programação há um bom tempo, mas sempre que me cai essa responsabilidade preciso recorrer a bibliografia, mas mesmo assim me perco. Acho que alguns exemplos simples podem exolicar melhor minhas dúvidas:

Situação 1 No caso de uma ligação entre um usuário e cidade, qual o tipo de relacionamento existe? (Neste caso o usuário mora em um município, a intenção é fazer buscas por usuários em cidades ou exibir as informações da cidade quando fazer buscas específicas em usuários)

class Usuario -> class Municipio

Situação 2 O mesmo usuário pertence a UM ou MAIS grupos. Esses grupos são tipos de usuários do sistema. Qual a melhor maneira de representar tais classes? Qual a melhor maneira de ler esses tipos de relacionamentos?

class Usuario -> class Grupo

Olá, Nico Sinto muito o tempo que levei para responder; tive que me afastar um pouco por causa da faculdade. Tenho um material de UML que já tinha usado para uma prova, mas antes de fazer qualquer sugestão gostaria de acabar o curso, para ter certeza de que todos os pontos serão contemplados. Em 1-2 dias posso fazer isso, e aí já envio uma resposta com quaisquer pontos que acredito que possam ser abordados. Muito obrigada pela consideração e uma excelente semana, Priscila

Olá, Nico Sinto muito o tempo que levei para responder; tive que me afastar um pouco por causa da faculdade. Tenho um material de UML que já tinha usado para uma prova, mas antes de fazer qualquer sugestão gostaria de acabar o curso, para ter certeza de que todos os pontos serão contemplados. Em 1-2 dias posso fazer isso, e aí já envio uma resposta com quaisquer pontos que acredito que possam ser abordados. Muito obrigada pela consideração e uma excelente semana, Priscila

Bom dia! Conforme combinado, aqui estou passando todas as minhas sugestões do que eu gostaria de ver futuramente em um curso de UML. Conheço (superficialmente) alguns diagramas que não estão no curso, e acho que seria interessante falar mais sobre eles: Diagrama de Interação (diagrama geral, diagrama de comunicação e diagrama de tempo), Diagrama de Objeto, Diagrama de Implantação, Diagrama de Estrutura Composta.

Ademais, ficam as seguintes sugestões:

  1. A classificação de diagramas comportamentais e diagramas estruturais poderia ser mais explorada e explanada. Notei que só tivemos 1 diagrama estrutural ( o de classes).
  2. Conheço também algumas outras representações de símbolos no UML, e gostaria que fossem melhor explicados, como por exemplo:
    • a) O (círculo completo) conheço como interface fornecida
      • b) Cl (semi círculo) conheço como interface requerida
      • c) (cubo) conheço pelo nome de 'nó', e vi que representa um elemento físico que existe em tempo de execução, e simboliza um recurso computacional
      • d) -> (setas) vi que representam mensagens
      • e) - 1* vi que o asterisco representava multiplicidade, mas queria entender melhor o que isso significa.
  3. Gostaria também que abordassem alguns conceitos teóricos, como por exemplo "UML pode existir sem diagrama de UML", vi isso como certo e realmente pra mim não fez sentido, gostaria de algum curso que explicasse isso. Outras ideias de teoria para abordar são
    • a) tipos de elementos (como por exemplo o evento, que inicia e dirige um processo de negócio)
      • b) partes organizacionais dos modelos, o que são e quais são seus elementos
      • c) classificação dos itens, como itens de agrupamento

Muito obrigada por abrirem esse espaço para sugestões, gostei muito do curso,

Priscila