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Sobre: Quais abordagens você usaria?

Na minha opinião, nessa fase inicial tem se que preocupar somente com a descoberta do problema e não pensar em soluções. Se formos executando ideias sem avaliar e testar, podemos perder recurso e tempo o que é precioso. As pesquisas são válidas, como por exemplo o uso de NPS. Trabalhei em uma empresa que atuava com o NPS, e infelizmente estávamos com alguns pontos abaixo do padrão. Nos ajudou a direcionar e priorizar os tópicos que precisavam de ação.

Mas para mim a observação e a empatia são válidas, pois é possível analisar os detalhes. Calçar o sapato do outro, sentir as suas dores, as suas dificuldades é um ótimo começo. Em uma loja por exemplo, exercer esses papeis em horas diversas, analisar o acesso, estacionamento, tipo de atendimento, tempo de espera... Entretanto, para fazer isso tem que se imparcial e não colocar julgamento dos seus valores. Entender que é somente observatório.

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Oi Adriana!!

O NPS é uma prática muito interessante mesmo!! Abordamos um pouco sobre ela e outras métricas de qualidade mais para o final do curso, então fique ligada (#spoiler hahahah)!!! Minha única observação é que também precisamos de métricas qualitativas em conjunto com as quantitativas para não nos basearmos somente em números, e assim ter uma visão mais direcionada para a experiência de todo o processo em si. Veremos tudo isso mais pra frente, então não se preocupe!

E super concordo com você, ser imparcial e evitar julgamentos acaba sendo uma das partes mais difíceis nas abordagens de empatia e observação. Precisamos ter muito cuidado para não enviesarmos o processo, para que assim seja possível realmente nos colocarmos no lugar do usuário.

Espero que esteja curtindo o curso! Muito sucesso e bons estudos pra você!!!

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