Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Sobre o uso da , (virgula) e ; (ponto e virgula)

Colegas,

Dentro dos exemplos o professor coloca as virgulas para organizar o código e fazer indentação no iteliJ. Acompanho os videos e vou escrevendo o código, em certo momento quando precisei copiar um trecho para dentro da classe o interpretador começou a informar uma série de erros de parenteses, virgulas ,ponto e virgulas.

Alguém tem alguma sugestão ou boas práticas para corrigir os códigos ou regra geral, boas práticas, para colocar virgulas, ponto e virgulas, chaves evitando de se perder nas manutenções ?

3 respostas
solução!

Oi Stones, tudo bem?

Quando acontece esse problema eu costumo direcionar o cursor do mouse até o primeiro parenteses que envolve o código, note que ele destaca o último parenteses que o fecha, dessa forma eu vou apagando ou ajustando o código conforme o exemplo abaixo:

Uma outra técnica que uso é extrair código grande para pequenas funções ou classes, dessa forma é forma evito interpretar um código muito grande e fica mais fácil de ler e entender onde está o problema. No geral é questão de prática e usar técnicas de refatoração gerais para evitar ou lidar com os problemas comuns em código.

[]s

Obrigado professor. Alguns problemas que enfrentei e que tem relação direta com as chaves é o escopo da variável. As vezes quando o trecho estava fora do escopo da classe a variável não era reconhecida. Outro aprendizado interessante o uso do ; no final de cada instrução do Dart.

Agora com a prática fica mais claro entender o uso das virgulas e ponto e virgula:

Hoje se eu fosse explicar, ponto e virgula, faria da seguinte forma com o exemplo para ilustrar:

void main(){
    runApp(MaterialApp ( . . . )
     );  / / MaterialApp
}

O widget mais externo precisa de ponto e virgula, no caso runApp();

 runApp ( MaterialApp (
      title: "Contador de pessoas" ,
      home: Column (
          mainAxisAlignment: MainAxisAlignment.center ,
          children: <Widget>[
            Text ( . . . ) ,
            Row ( . . . ) ,
          ]
      )
  )

Os parâmetros desse widget, são separado internamento por virgulas, como em Text e Row.

Era isso que eu esperava como resposta.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software