1
resposta

Sobre o "O caso da Uber Eats"

Design thinking, pra mim, deixou de ser só uma metodologia bonitinha de inovação e virou um jeito diferente de enxergar problemas, com mais empatia e curiosidade.

Quando olho o caso da Uber Eats, vejo como mergulhar de verdade na vida das pessoas – entender rotina, cultura, cidade, jeito de consumir – é o que separa um app qualquer de uma experiência que realmente faz sentido.

Isso me lembra o tempo todo que, antes de pensar em tela, fluxo ou solução “genial”, eu preciso ir lá observar, ouvir e entender o contexto real de quem vai usar aquilo que estou criando.

Nos projetos profissionais, isso quer dizer levar essa imersão a sério: conversar com usuários, observar como eles usam um serviço, acompanhar a jornada inteira e registrar os pontos de atrito e as necessidades que nem sempre são ditas de forma direta.

Assim como o Walkabout Program da Uber Eats, posso criar meus próprios momentos de ir a campo, mesmo que pequenos, pra ver onde as pessoas travam, onde improvisam e o que fazem quando o sistema não ajuda.

A partir daí, eu consigo propor soluções que encaixam melhor na vida real, em vez de ficar só tapando buraco técnico.

No dia a dia, vejo design thinking como um jeito de viver resolvendo problemas de forma mais consciente. Posso pegar situações simples – organizar meus estudos, cuidar do dinheiro, planejar a semana – e passar por esse mini ciclo: entender melhor o problema, pensar em alternativas, testar em pequeno e ajustar com base no que funcionou ou não.

Assim, vou treinando meu olhar de designer o tempo todo e crio o hábito de transformar qualquer desafio em uma chance de melhorar a experiência, pra mim e pra quem está comigo.

1 resposta

Olá, Lune, como vai?

Seu relato mostra uma compreensão madura sobre a proposta do Design Thinking, especialmente no que diz respeito à imersão e ao olhar atento para o comportamento real das pessoas. A forma como você conectou o caso da Uber Eats com a sua prática cotidiana demonstra senso crítico e entendimento da lógica por trás do processo.

A reflexão sobre transformar pequenas situações do dia a dia em oportunidades de observar, testar e ajustar é bastante alinhada com a mentalidade de design. Essa abordagem tende a fortalecer seu repertório e sua sensibilidade para compreender problemas de maneira mais profunda.

Continue explorando esse olhar investigativo e aplicando esses ciclos no seu ambiente pessoal e profissional. O fórum está à disposição sempre que quiser compartilhar novas reflexões ou exercícios.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!