4
respostas

Sobre o Curso: SCRUM fora da área de Desenvolvimento

Na grande parte desse curso, os exemplos, citações, analogias e paralelos são quase sempre direcionados para projetos de Desenvolvimento de Aplicação, citando inclusive ações sobre decisões técnicas sobre qual linguagem de programação seria utilizada pelo time de desenvolvedores, teste de uma nova funcionalidade no software, etc. De certa forma, é natural que seja mais fácil buscar exemplos com a esfera da programação, pois grande parte dos adeptos do SCRUM são equipes e empresas de Desenvolvimento de Software e Aplicações. Sabemos, entretanto, que o Framework não se destina exclusivamente à esse tipo de negócio, e portanto, pode ser aplicado à outros segmentos de atuação, como por exemplo, equipes de projetos de obra civil, equipes de infraestrutura de TI, equipes de adoção de EAD, etc.

Sendo assim, deixo minha sugestão para o curso, para que expandam os exemplos de aplicação do Framework do Scrum para outras áreas de atuação, que não sejam diretamente ligadas ao Desenvolvimento de Software. Dessa forma, amplia a empatia do tema e do treinamento com profissionais que não são da área de Desenvolvimento e ainda, expande horizontes de todos aqueles que se inscrevem nesse curso.

4 respostas

Olá Fábio! É uma boa sugestão, e em algum dos cursos scrum que compõe a formação “Gerente Ágil – Metodologia Agile” inclusive tem um exemplo muito interessante abordando este tema.

Mas se fizermos um exercício usando a imaginação colocando o engenheiro como Scrum Master, o mestre de obras como P.O. o pedreiro e seus ajudantes formando a equipe realizando os eventos formais de Reunião de planejamento da sprint (ciclo de desenvolvimento); Reunião diária; Reunião de revisão da sprint; retrospectiva da sprint; Veríamos que a dinâmica seria a mesma.

Espero ter ajudado. Forte abraço e sucesso sempre!!

Valeu Geraldo! É isso aí, Jeff Sutherland e Ken Schwaber, desenvolveram o Scrum baseado em suas experiências com desenvolvimento de Software, mas a prática de uso do Framework, comprova que podemos utilizá-lo em outros projetos, segmentos e verticais!

Um dia desses vi um vídeo bacana da Eng. Tamires da Mata, em um webinar promovido pelo PMI-MG, detalhando como utilizar as práticas ágeis baseadas nos valores do SCRUM na gestão de obras, principalmente na sua aplicação no canteiro de obras. Eles mencionam como um Scrum "genérico" , "adaptado", mas que não deixa de utilizar boas práticas do Framework.

Excelente!! Obrigado.

Muito bom seu comentário Fábio! Hoje trabalho no ramo de meios de pagamento, mas já trabalhei como atendimento em uma agência de desenvolvimento de sites, por isso o entendimento fluiu mais fácil, ainda assim iniciei o curso com uma visão totalmente leiga sobre Scrum e tive um tanto de dificuldade no começo para visualizar as aplicações em projetos voltados para negócios, ou ainda entender os termos que já são usados logo de cara nas explicações, mas com o andar do curso está fluindo melhor e tudo vai se encaixando.