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Sobre estudos de proto-persona em um briefing de Identidade Visual

O quão necessário se mostra esse estudo no briefing em si? Ainda não ficou claro para mim o real propósito deste estudo e a relação dele com a identidade visual. É evidente a necessidade do estudo do mercado em questão como um todo, mas essa parte em específico não vejo como se encaixa no processo. Agradeço desde já ;)

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Oi Vitor, tudo bem?

Não manjo 5% do que o Balbi manja de branding, mas vou deixar meus 5 cents sobre proto-persona:

Mesmo não sendo algo real real, a proto-persona é uma ferramenta para nortear a tomada de decisões que você vai tomar.

Num processo de criação de marca, acredito que evitaria você se auto-sabotar e ir pensando em perfis totalmente diferentes de pessoas mas achar que é a mesma.

Se quiser estudar mais sobre fiz essa aula sobre proto-persona focando em UX e tem esse post também.

E como o próprio nome diz, essa sua hipótese de usuário/audiência é um protótipo, é de suma importância validar as informações através de meios como o citado por você, pesquisa de mercado. Ou mesmo tentar alguma validação quantitativa, mas pode te prender um pouco.

Espero ter ajudado,

Abcs!

Olá Vitor,

acredito que esse processo seja mais um exercício para analisarmos o que aprendemos com a entrevista, além de nortear o público alvo e servir como um resumo de algumas características para os processos seguinte

Abcs

solução!

Olá Vitor! Legal seu questionamento.

A proto-persona não é uma pesquisa de mercado com o público-alvo. Como o pessoal disse acima, ele é um exercício que vai te ajudar a tomar decisões e inspirar diversos momentos de seu projeto. É uma referência rápida para ajudar você a personificar e imaginar no mundo as informações coletadas.

No início, ele é quase um resumo ilustrado e personificado de dados do briefing, mas será visitado em vários momentos do projeto e sua função ficará mais clara.

Dando um exemplo bem prático: quando escolhemos as fotos para a aplicação de nossa marca, pensamos no estilo de vida de nossas proto-personas, para que se identifiquem com a atmosfera e os objetos retratados nas imagens. Como é a mesa de trabalho desse público? O que eles podem estar consumindo enquanto usam o aplicativo? Qual será o computador e o que terá em volta dele quando formos mostrar uma imagem do site da marca em uso?

Isso tudo é respondido bem facilmente quando você visita as proto-personas e, sem elas, você teria que revisitar o briefing, extrair as informações pertinentes e imaginá-las apresentadas de forma coerente toda vez que fosse produzir imagem.

Espero ter ajudado!

Um abraço =)

Vocês são rápidos hahah Muito obrigado a todos! Realmente me ajudaram.