Olá Vitor! Legal seu questionamento.
A proto-persona não é uma pesquisa de mercado com o público-alvo. Como o pessoal disse acima, ele é um exercício que vai te ajudar a tomar decisões e inspirar diversos momentos de seu projeto. É uma referência rápida para ajudar você a personificar e imaginar no mundo as informações coletadas.
No início, ele é quase um resumo ilustrado e personificado de dados do briefing, mas será visitado em vários momentos do projeto e sua função ficará mais clara.
Dando um exemplo bem prático: quando escolhemos as fotos para a aplicação de nossa marca, pensamos no estilo de vida de nossas proto-personas, para que se identifiquem com a atmosfera e os objetos retratados nas imagens. Como é a mesa de trabalho desse público? O que eles podem estar consumindo enquanto usam o aplicativo? Qual será o computador e o que terá em volta dele quando formos mostrar uma imagem do site da marca em uso?
Isso tudo é respondido bem facilmente quando você visita as proto-personas e, sem elas, você teria que revisitar o briefing, extrair as informações pertinentes e imaginá-las apresentadas de forma coerente toda vez que fosse produzir imagem.
Espero ter ajudado!
Um abraço =)