Olá, Eric. Tudo bem?
No contexto do desenvolvimento de aplicações Windows Forms com C#, definir textos de labels ou tooltips diretamente no código pode ter algumas vantagens e desvantagens, dependendo do que você está buscando.
Vantagens de definir textos no código:
Centralização e Controle: Quando você define textos no código, você tem um ponto central onde todas as definições estão. Isso pode facilitar a manutenção, especialmente se você precisar alterar esses textos em várias partes da aplicação.
Dinamismo: Definir textos no código permite que você altere esses textos de forma dinâmica, com base em condições específicas ou configurações do usuário. Por exemplo, você pode querer que o texto de um tooltip mude dependendo do estado da aplicação ou das permissões do usuário.
Internacionalização: Se você está planejando suportar múltiplos idiomas, definir textos no código pode facilitar a implementação de um sistema de internacionalização, onde os textos são carregados de arquivos de recursos dependendo do idioma selecionado.
Desvantagens:
Legibilidade: Para quem está lendo o código, pode ser menos intuitivo entender o que cada parte do código está fazendo, especialmente se os textos não são autoexplicativos.
Separação de Concerns: Em termos de arquitetura, manter a lógica de negócio separada da apresentação é uma boa prática. Definir textos diretamente no código pode misturar essas responsabilidades.
No seu caso, parece que o professor está demonstrando a possibilidade de definir textos no código para que você esteja ciente dessa prática, mas não significa que é a única ou a melhor maneira de fazer isso. É importante avaliar o que faz mais sentido para o seu projeto e contexto.
Espero ter ajudado e bons estudos.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!