4
respostas

Só um comentário sobre História x Estória

As duas formas são reconhecidas pela nossa língua, conforme pode ser verificado no VOLP. A reforma ortográfica de 1971, foi basicamente sobre acentuação gráfica. Do tempo onde farmácia ainda era escrito com PH, tínhamos istória, estória, história e hestória. Afinal, escrevíamos conforme falávamos e é normal ter essas distorções. Apenas com a fundação da Academia Brasileira de Letras em 1897, copiando a francesa, foi que tivemos um órgão responsável pela unificação da nossa escrita. Não me recordo qual foi o responsável, mas ele reconheceu a palavra estória porque queria a mesma distinção que há em inglês. Mas isso nunca pegou. Na reforma ortográfica de 1943, a ABL recomendou o uso de história para qualquer situação, embora as duas formas ainda existam.

4 respostas

Opa Paulo, obrigado pelo feedback, mas não ficou visível pra mim se foi algum problema na aula ou no texto, isso acontece ou está informando isso como algo adicional para que outros alunos também saibam dessa parte histórica das palavras?

Devia ter escrito o trecho do video... rs A instrutora diz que a palavra estória não existe e que foi removida na reforma ortográfica de 71. Aula 6, video 1, 1:20min

Poxa não assisti essa aula ainda , vou dar uma sacada!

Entendi, vou repassar para a equipe e ver o que eles podem fazer a esse respeito, tá bem? Vou repassar e marcar como resolvido. Obrigado novamente pelo feedback Paulo!

Bons estudos, um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software