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Sistemas Corporativos

Eu trabalho para o governo federal. Os nossos sistemas vão de sistemas especializados para as tarefas dos funcionários dos diversos órgãos e sistemas que atendem ao publico. Encontramos alguma resistência dos P.O. em usar linguagem mais acessível nos sistemas que atendem ao público. Muitas vezes não conseguimos convencê-los que determinados termos técnicos, contratuais e jurídicos não fazem parte do vocabulário do público em geral. Existe algum material que fale sobre esse assunto? Minha ideia é ter uma base teórica para defender a utilização de termos mais correntes em lugar do jargão E existe alguma indicação da validade em usar "hints" ou textos explicativos quando não houver possibilidade de troca de vocabulário?

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Olá, Marcia, tudo bem?

Essa é uma questão bem complicada de explicar. Mas vamos pensar nisso juntas. O UX Designer é aquele que pensa sempre no usuário, certo?

Por isso, todo o produto deve ser planejado para que ele entenda e saiba como utilizar de maneira correta.

Uma tática interessante é fazer teste e mostrar aos P.O's os resultados. Podemos fazer o teste AB com a mesma interface e o texto com o mesmo significado, mas escrito com palavras diferentes. Em um o texto será formal e muito técnico. Em outro, a linguagem predonimante é a linguagem do usuário e sem termos técnicos, no máximo a explicação desses termos.

Provalmente o resultado será positivo para a interface pensada no usuário

Além disso, vou deixar aqui alguns artigos sobre UX Writing e seu impacto no usuário

Até mais