Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Síndrome do Impostor

Primeiramente fiquei curioso com o título da aula, pelo uso da palavre “impostor”. Não entendi direito e fui ao dicionário tentar refrescar meu conceito: 1. que ou quem se aproveita da credulidade e da ignorância de outrem para ludibriá-lo; mentiroso, hipócrita. 2. que ou aquele que demonstra ou páatica impostura; embusteiro. Pelas explicações dadas na aula, entendi que se tratava de ser “impostor” pelo ângulo da própria pessoa, ela mesma se engana e não aos outros. Ai aparece a conexão dessa impostura em relação a outro fator que julgo ser a causa maior de tudo isso. Falo da “insegurança” ou “vitimização” de alguém que mesmo progredindo e evoluindo em sua carreira estudantil ou profissional, não reconhece seus atos como contribuintes para eles. Então, concluo que um impostor, como colocado aqui, deve cuidar muito especialmente da auto reflexão e tentar se conhecer melhor para não cair nessa armadilha que, se não interfere diretamente nela afeta muito a autoestima e pode afastá-la de boas oportunidades.

2 respostas
solução!

Oii, Valdir. Tudo bem?

Realmente, o termo "impostor" pode nos confundir à primeira vista, mas você captou bem a ideia: é uma sensação interna de se sentir inadequado, mesmo quando estamos obtendo sucesso. O ponto que você trouxe sobre a insegurança e a necessidade de auto-reflexão é fundamental. Conhecer a si mesmo e reconhecer suas conquistas são passos importantes para combater essa síndrome.

Continue nesse processo de autoconhecimento, e lembre-se de que o fórum está aqui para apoiar suas reflexões e trocas de experiência!

Abraço!

Estou na pilha para me auto-conhecer já fazem bem uns 5 anos quando estive em uma crise existencial e depressiva. Estou indo bem mas tenho a sensaçã de que nunca chegarai a me onhecer profundamente. Sempre me surpreeendo comigo mesmo