1
resposta

Silêncios perigosos

Se eu fosse líder de uma equipe que está sem coragem para falar eu implementaria algumas práticas, como:

1. Ajudar as pessoas a se sentirem seguras, fazendo com que elas tenha liberdade, confiança e segurança para expressas as suas queixas, preocupações e ideias.
  2. Iria mostrar que eu não sou o dono da verdade. Ou seja, não sei de tudo, preciso aprender algo com os membros da equipe
  3. fazer boas perguntas, perguntas poderosas, com o fim de demonstrar interesse pelo o que a pessoa diz, mesmo que não seja algo significante. Além de mostrar para ela que têm pessoas que querem ouví-la.
  4. Recompensar quem se expressa abertamente, ou pelo menos, tem a disposição de asssim fazer. Isso é para mostrar para todos os colaboradores que eles devem colaborar em suas ideias, preocupações, notícias e queixas.
  5. Eliminar o estigma de falhas. Incentivar as pessoas a persistirem em se expressar.
  6. Tornas as regras, valores e normas claros
1 resposta

Oi Felipe! Tudo bem com você?

Você trouxe ótimas ideias sobre como lidar com uma equipe que está hesitante em se expressar. As práticas que você trouxe são muito eficazes para criar um ambiente de trabalho mais aberto e seguro e podem realmente transformar a dinâmica de uma equipe e promover uma cultura de abertura e confiança.

Parabéns pelo bom trabalho nessa atividade e obrigada por compartilhar suas reflexões com a comunidade Alura!

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada :)

Abraços e bons estudos!